A Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia informou que foram registrados mais de 960 mil pedidos de seguro desemprego no país apenas em maio. Esse número é 53% maior que o verificado no mesmo mês do ano passado, quando houve 627,7 mil pedidos.
Com isso, subiu para 1,94 milhão o total de pedidos de seguro-desemprego desde a segunda quinzena de março, quando a economia brasileira começou a sentir os efeitos da pandemia do novo coronavírus. De acordo com dados oficiais, esse número representa um crescimento de 26% na comparação com o mesmo período do ano passado (1,54 milhão de pedidos).
Os três estados com maior número de requerimentos de seguro-desemprego, no mês de maio, foram São Paulo (281.360), Minas Gerais (103.329) e Rio de Janeiro (82.584).
Como são feitos os pedidos
Os trabalhadores que perderem seus empregos sem justa causa durante a pandemia do coronavírus podem pedir o seguro-desemprego no Posto de Atendimento ao Trabalhador ou por meios eletrônicos. Basta acessar o portal http://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego ou usar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado em aparelhos que usam os sistemas operacionais Android e iOS. O trabalhador pode dar entrada no pedido do seguro de 7 a 120 dias após a demissão.
Posto de Atendimento ao Trabalhador de Batatais recebeu 989 pedidos de seguro desemprego
Entramos em contato com o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, que em Batatais fica localizado no CIAC, na Praça Cônego Joaquim Alves, para saber o número de pedidos presenciais do seguro desemprego em nosso município.
A informação que recebemos é de que o sistema de relatórios disponibiliza, no caso, o número de atendimentos realizados por período pelo PAT. Sendo de trabalhadores de Batatais, Brodowski, Altinópolis, Santo Antônio da Alegria, Cajuru e São Sebastião do Paraíso.
De 1º de março a 22 de junho, foram 989 pedidos de seguro desemprego, sendo o maior número registrado de 23 a 30 de abril, com 403 registros. Como o cidadão pode solicitar pela internet, o número expressivo de solicitações via PAT demonstra o impacto significativo no nível de desemprego em Batatais e região durante esse período de quarentena.
Para esclarecer ainda mais o nosso leitor, pesquisamos os dados do novo CAGED – Cadastro de Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Governo Federal, onde o nosso município, nos meses de março e abril, teve registradas 953 demissões e 612 admissões, com saldo negativo de 341. Os números de maio serão disponibilizados na próxima semana.