/Depois de três anos da perfuração do poço artesiano, Sistema do Garimpo pode entrar em funcionamento

Depois de três anos da perfuração do poço artesiano, Sistema do Garimpo pode entrar em funcionamento

Os meses vão passando e até agora um Sistema de Abastecimento de Água, que foi deixado praticamente pronto pela Administração anterior, está parado em Batatais. Trata-se do Sistema Garimpo, que recebeu investimentos grandiosos na perfuração do poço artesiano profundo, na compra e instalação de adutora de 1,2 Km, na construção das cabines elétrica e compra de bombas.
A última informação divulgada é de que foi feita a ligação de energia elétrica na cabine de medição. Seria uma das últimas etapas para iniciar o bombeamento. A empresa Mult Light foi a contratada, por licitação pública, para o fornecimento de materiais, mão de obra e direção técnica para a montagem da cabine elétrica para o poço do Garimpo, um investimento de R$ 166 mil. Na semana passada foi iniciado o transporte das bombas de recalque e parte da tubulação para começar a montagem da Casa de Bombas. Dessa forma, acredita-se que em breve, Batatais contará com quatro sistemas de abastecimento de água, desafogando os hoje em operação e garantindo o bombeamento regular para todas as regiões da cidade.

Esclarecimentos:
Em 2015, o então Prefeito Eduardo Oliveira conseguiu a verba para perfuração do novo poço do Garimpo diretamente como o Governador Geraldo Alckmin, que liberou R$ 936.370,00 por meio do DAEE, mas para a compra e instalação de equipamentos, adutora e construção dos prédios desse novo Sistema foram alocados recursos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo.
Na atual Gestão, o Prefeito José Luis Romagnoli seguiu o trabalho com a implantação das derivações de água pelo Garimpo e finalizou o reservatório, com capacidade de armazenamento de 1 milhão de litros, mas a burocracia, a lentidão da liberação dos recursos, mantém a população sofrendo com interrupções constantes no fornecimento de água.
O Novo Sistema Garimpo foi pensado para oferecer ainda mais normalidade no abastecimento da Cidade, pois ele vai atender Bairros que hoje estão integrados aos outros três existentes, desafogando todo o complexo existente no Município. A relação de Bairros que poderão ser atendidos pelo Sistema Garimpo é a seguinte: C.H. Francisco Pupin (520 lotes); Jardim Valenciano (250 lotes); Parque Nova Alvorada (720 lotes); C.H. Zaíra Pupin (384 lotes); Jardim Morada do Verde (532 lotes); Loteamento Água Limpa (54 lotes); Jardim Colorado (78 lotes); Jardim Santa Efigênia (194 lotes); Jardim Celeste (159 lotes); Jardim Arlindo Pupin (62 lotes); C.H. das Araras (200 lotes); Jardim Davi Pupin (430 lotes) e Bairro do Garimpo (400 lotes), bem como toda a zona de expansão urbana leste localizada na Região circunvizinha dos Bairros relacionados.