O Prefeito Municipal José Luis Romagnoli, acompanhado pelo Vice-prefeito Sebastião Oswaldo Mazzaron Filho, pelo Presidente da Câmara Sebastião Santana, o Vereador Júlio Eduardo Marques Pereira e por secretários e diretores municipais deu início na manhã de quarta-feira, 22 de janeiro, as atividades do Sistema de Abastecimento Garimpo. O momento foi acompanhado por representantes de toda a imprensa batataense. O sistema levará água potável para mais de 18 mil habitantes, abastecendo diversos bairros e apoiando os outros sistemas já existentes na cidade. Para o armazenamento, faz parte do novo complexo um reservatório com capacidade de 1 milhão de litros, mais de quatro mil residências serão diretamente atendidas.
Durante sua fala, o Prefeito ressaltou que o poço entregue agora tem 412 metros de profundidades, com bomba a 269 metros. “São 150 mil litros de agua por hora sendo captada. Com isso temos agora 31 milhões de litros de água dia em produção na cidade. A nossa capacidade de armazenamento em reservatórios chega a 11 milhões de litros. O restante, está nos reservatórios de das 28 mil residências, que tem em média 500 litros e nas adutoras, redes e encanamentos”, ressaltou.
Zé Luis disse que com a entrega do novo poço artesiano Batatais dá um passo muito grande para um fornecimento de água mais regular. “Não vou dizer que acabamos com a falta d’água em Batatais, porque seria hipocrisia falar. Tem queda de energia, queima de equipamento, então estamos sujeitos a cortes em algum dia. A produção é altamente suficiente para abastecer a cidade no tamanho que ela está e também já para o que vai crescer agora, até o final do ano, com os novos loteamentos que estão em andamento”, informou.
Confira a relação de Bairros que serão atendidos pelo Sistema Garimpo: Conjunto Habitacional Francisco Pupim (520 lotes); Jardim Valenciano (250 lotes); Parque Nova Alvorada (720 lotes); Conjunto Habitacional Zaíra Pupin (384 lotes); Jardim Morada do Verde (532 lotes); Loteamento Água Limpa (54 lotes); Jardim Colorado (78 lotes); Jardim Santa Efigênia (194 lotes); Jardim Celeste (159 lotes); Jardim Arlindo Pupin (62 lotes); Conjunto Habitacional das Araras (200 lotes); Jardim Davi Pupin (430 lotes) e Bairro do Garimpo (400 lotes), bem como toda a zona de expansão urbana leste localizada na Região circunvizinha dos Bairros relacionados.
“Mais uma etapa concluída, com trabalho e dedicação vamos melhorando a infraestrutura de nossa cidade a cada dia, muito tem sido feito e não vamos parar!” finalizou o Prefeito Municipal José Luis Romagnoli.
Poço foi perfurado na Gestão do Prefeito Eduardo Oliveira
Em 2015, o então Prefeito Eduardo Oliveira conseguiu a verba para perfuração do novo poço do Garimpo diretamente como o Governador Geraldo Alckmin, que liberou R$ 936.370,00 por meio do DAEE, mas para a compra e instalação de equipamentos, adutora e construção dos prédios desse novo Sistema foram alocados recursos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo. O poço foi perfurado na época e foram construídos os prédios para as cabines elétrica e de controle.
Na atual Gestão, o Prefeito José Luis Romagnoli seguiu o trabalho com a implantação das derivações e adutora de água pelo Garimpo e finalizou o reservatório, com capacidade de armazenamento de 1 milhão de litros, mas a burocracia, a lentidão da liberação dos recursos e execução fez com que se passassem mais de 3 anos para que o Sistema fosse enfim operacionalizado.