/Dengue e febre amarela: saiba as orientações da Secretaria Municipal de Saúde

Dengue e febre amarela: saiba as orientações da Secretaria Municipal de Saúde

Semanalmente está aumentando o número de casos de dengue em Batatais, mesmo que de forma mais lenta do que vem ocorrendo na região, mas é motivo para que a população fique atenta, pois o trabalho de eliminação dos criadouros do mosquito transmissor é de todos. Recipientes com água parada dentro de casa e nos quintais precisam ser eliminados.
Em contato com a secretária de Saúde, Bruna Toneti, perguntamos sobre o sorotipo 3 da dengue, se já está confirmada a circulação na cidade. Ela informou que no momento não existe nenhum resultado de dengue sorotipo 3 circulante no município. Mas, tem várias sentinelas que não saíram resultados e estão aguardando.
Questionada a respeito da febre amarela, Bruna disse que Batatais segue os critérios de vacinação de acordo com a nota técnica, onde o município não foi incluído como prioritário para intensificação.
“A segunda dose da vacina deve ser administrada aos 4 anos de idade, porém, caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade, deverá receber uma dose adicional, independentemente da idade em que o indivíduo procure o serviço de vacinação”, informou.
De forma regular, a vacina contra a febre amarela é aplicada aos 9 meses de idade = primeira dose; 4 anos = reforço; adultos = dose única, sem reforço; acima de 60 anos avaliar risco. Pacientes que vão ao HC é importante avaliar a carteira de vacinação, caso não tenham, vacinar 10 dias antes da ida.

Secretária de Saúde: Bruna Toneti