Os casos de dengue cresceram 43,9% no Brasil nos primeiros meses deste ano, em comparação com o início de 2021. Em dez semanas, de 2 janeiro a 12 de março, foram registrados 161.605 prováveis infecções no país, uma taxa de incidência de 75,8 casos por 100 mil habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde. Aqui em Batatais, de acordo com dados da Vigilância em Saúde, foram confirmados até agora 27 casos da doença e 8 descartados.
O alerta é para a necessidade de intensificar as medidas de vigilância, já que o período de maior transmissão de dengue se dá entre os meses março e abril devido ao ciclo das chuvas e o tempo necessário para a replicação e disseminação do vírus entre os humanos e os vetores.
Apesar do aumento de casos no país, no Estado de São Paulo, os casos de dengue diminuíram este ano, em relação ao ano passado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, até o dia 5 de março de 2022 foram registrados 12.974 casos, além de quatro óbitos já confirmados. No mesmo período de 2021, foram contabilizados 29 mil casos e 11 óbitos por dengue.
Em Batatais, os agentes de saúde estão indo casa a casa para inspeção e atendimento de denúncias em imóveis de risco, priorizando o entorno das residências com casos confirmados da doença. O trabalho permanente da Vigilância em Saúde e Controle de Vetores, está sendo intensificado com equipes fiscalizando terrenos e estabelecimentos e toda a população é chamada a eliminar recipientes com água parada.
É importante lembrar de tampar as caixas d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas e ralos limpos e com aplicação de tela, além de manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.