A demanda do consumidor por crédito aumentou 0,8% entre os meses de julho e agosto, segundo dados da Boa Vista. Foi o segundo avanço mensal consecutivo. Segundo o birô de crédito, a tendência no longo prazo é que a procura por crédito desacelere.
Na comparação com agosto de 2021, houve avanço de 6,8%, mantendo o resultado do acumulado no ano positivo em 7,4%, mesmo percentual observado em julho.
Já na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o indicador continua desacelerando, passando de 8,3%, em julho, para 7,9% na última aferição.
A tendência de desaceleração no ritmo de crescimento do indicador deve permanecer ao longo do semestre, mas a demanda ainda deve encerrar o ano de forma positiva. “A taxa de juros mais alta naturalmente esfria um pouco o ímpeto do consumidor no momento da contratação de crédito, da mesma forma que o aumento na inadimplência também continua tornando o processo de concessão de crédito mais rigoroso” diz Flávio Calife, economista da Boa Vista.
Homepage
>
Notícias
>
Economia
>
Demanda do consumidor por crédito cresce 0,8% em agosto, diz Boa Vista