Tivemos acesso nessa semana aos dados da Polícia Civil em Batatais, que encaminha mensalmente o relatório para a Secretaria de Segurança Pública com o quadro estatístico dos crimes considerados ‘graves’. No mês de setembro, entre as ocorrências que chamam atenção, tivemos 4 casos de estupro, sendo 3 de vulneráveis; foram 28 furtos, 4 em residências e 6 de veículos; 26 casos de lesão corporal; duas mortes suspeitas; 4 registros de roubo, sendo um de carga; uma tentativa de homicídio, além dos casos de tráfico, porte e apreensão de entorpecentes.
Buscamos mais informações junto a Secretaria de Segurança Pública, que mantém atualizados os dados estatísticos. O conteúdo ajuda a monitorar a evolução das tendências criminais e o planejamento das polícias.
Batatais não é mais aquela cidade tranquila, com número reduzido de ocorrências com maior gravidade. Para que os nossos leitores tenham ideia, de janeiro a setembro foram 8 homicídios, sendo 6 dolosos e 2 por acidentes de trânsito, e mais 3 tentativas de homicídio. Somando os casos de lesão corporal, de todas as naturezas, foram 186 ocorrências. Nossa cidade teve ainda 401 furtos, sendo 63 de veículos; 24 ocorrências de estupro até agora e 65 roubos.
Os números demonstram a necessidade de uma ação conjunta da sociedade, pois é nítida a redução e, por que não dizer, o desmonte do aparato policial na cidade, que já teve uma Seccional de Polícia. Lembrando que a função da Polícia Civil é prevenir, repreender e investigar crimes. No caso da Polícia Militar, como noticiamos em nossas últimas edições, existe também uma defasagem histórica entre o número determinado de soldados para Batatais e o que está efetivamente na ativa. A Administração Pública, a Câmara Municipal e até mesmo o Poder Judiciário, devem se juntar a sociedade civil para cobrar do Governo do Estado uma atenção maior para a nossa terra, pois são casos de vidas que poderiam ser salvas, crimes que poderiam ser evitados com mais equipes trabalhando.
Homepage
>
Notícias
>
Casos de Polícia
>
Dados estatísticos demonstram que Batatais precisa de mais atenção na Segurança Pública