O Núcleo de Inox Batatais firmou parceria com a Etec Antônio de Pádua Cardoso para promover o curso, oferecido gratuitamente à população
No dia 29 de agosto, às 19h, na Escola Técnica Antônio de Pádua Cardoso, teve início o Curso de Iniciação a Caldeiraria em Aço Inox, uma iniciativa do Núcleo de Inox Batatais em parceria com a instituição de ensino, com o apoio da ACE Batatais e do Centro Paula Souza. São 29 alunos que estão frequentando as aulas, realizadas de segunda à sexta-feira, das 19 às 22h. Na próxima terça-feira, 20, terá início o segundo módulo do curso.
Segundo o coordenador do Núcleo de Inox, Pierre Murcia, durante as reuniões dos integrantes, foi levantado o problema de escassez de mão de obra, a falta de interesse dos jovens pelas profissões do setor de inox, falta de capacitação dos trabalhadores que entram no mercado de trabalho, a reposição dos profissionais aposentados ou que acabam mudando para outras cidades e as ações que devem ser feitas para mitigar estes problemas.
“Em consenso, os integrantes do Núcleo de Inox decidiram que seria necessária realização de um curso específico para formar novos profissionais, decidindo assim que o melhor para o momento seria o curso de iniciação em caldeiraria em aço inoxidável”, disse o coordenador do núcleo.
De acordo com Pierre, o Comitê de Recursos Humanos do Núcleo de Inox manteve contado com a ETEC Antônio de Pádua Cardoso, e a mesma mediante autorização do Centro Paula Souza, vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, está promovendo o curso, oferecido gratuitamente à população.
“Nesta parceria, a Etec patrocina o custo do professor e o Núcleo de Inox está patrocinando os equipamentos de proteção individual (EPIs), insumos, aluguel de equipamentos, como as máquinas de soldas e matérias primas para a execução do treinamento”, disse Pierre Murcia.
Segundo Paulo Marques, integrante do Comitê de Recursos Humanos do Núcleo de Inox Batatais, na próxima terça-feira, 20, terá início o segundo módulo do curso que contempla quatro módulos; introdução ao inox, metrologia, leitura e interpretação de desenho. A carga é de 60 aulas por módulo, sendo realizadas quatro aulas por dia, ou 20 aulas por semana. A previsão é de que o curso termine com a formação dos 29 participantes no final de novembro ou início de dezembro.
O Núcleo de Inox Batatais responsável pela iniciativa e parceria com Etec são: Usinox, Plurinox, Valmaq, Inox Reis, Cascata e Cia, Weizur e Carlinox. Para participar do Núcleo de Inox, as empresas do ecossistema de inox, devem manter contato com a ACE Batatais, 3761-3700.