/Cultura de Batatais conquista recurso estadual para o II Encontro Multicultural Filosofitas: Maior Fita!

Cultura de Batatais conquista recurso estadual para o II Encontro Multicultural Filosofitas: Maior Fita!

A Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, conquistou a aprovação de mais um projeto cultural junto ao Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Cultura. O recurso, no valor de R$ 20 mil, será destinado para algumas atividades que integram o II Encontro Multicultural Filosofitas: Maior Fita!, que acontece no dia 19 de outubro (sábado), das 8h às 18h, na Praça Dom Bosco.
O evento, totalmente gratuito, é organizado pelo Coletivo Cultural Filosofitas, em parceria com a Prefeitura de Batatais, e promete transformar a praça em um grande espaço de convivência artística, com mais de 20 atrações e oficinas interativas. A iniciativa também celebra um marco histórico: a nomeação oficial do Teatro de Arena da Praça Dom Bosco como “Teatro de Arena Atriz Mônica Aparecida Vilani da Silva”, homenagem à atriz batataense que marcou a cena cultural local.

Programação diversificada
A abertura contará com a tradicional Orquestra de Violeiros de Batatais, representando as raízes da música regional. Durante o dia, o público poderá acompanhar apresentações do Grupo Evoé, do Grupo de Dança de Batatais e de coreógrafos independentes da cidade.
A música se fará presente em diferentes estilos: do Choro, gênero essencial da música brasileira, ao Hip-Hop, que terá espaço na “Hora do Hip-Hop” com batalhas de rima, breaking, RAP autoral e grafite. Também haverá apresentações da Bateria do Samba de Carnaval, além da energia do reggae autoral da banda Vindos da Mata.
O teatro terá destaque com performances do Grupo Athos, do Grupo Ação! e intervenções itinerantes do Grupo Plenitude, com os personagens “Laço” (Ariel Saostt) e “Fita” (Alice Siena), que circularão interagindo com o público. A programação inclui ainda uma Roda de Capoeira e mostras de artes visuais, com exposição de pintura, escultura, arte conceitual e pintura ao vivo.

Oficinas e participação do público
Além das apresentações, o Encontro oferecerá oficinas abertas que unem arte, bem-estar e criatividade, como:
• Slow Food – incentivo à alimentação consciente e valorização dos sabores locais;
• Cultura na Xícara – café compartilhado em troca de histórias e vivências;
• Construção de Casinhas de Madeira – prática manual e terapêutica;
• Assemblagem e Bem-Estar – criação de objetos sustentáveis aliada ao autocuidado.
O público também poderá prestigiar uma Feira de Artesanato, opções de alimentação e o Microfone Aberto, espaço para livre expressão artística. A entrada é gratuita, mas os organizadores incentivam a doação de alimentos, roupas e brinquedos, fortalecendo o caráter solidário do encontro.
“Como tem sido uma constante da administração do prefeito Juninho Gaspar, temos aproveitado todas as oportunidades para cadastrar projetos e viabilizar eventos e atividades na cultura e no turismo. É mais uma, lembrando que o processo foi realizado junto a APAA – Associação Paulista de Amigos da Arte”, informou a secretária de Cultura e Turismo, Paula Simões Machado.