Batatais vem fazendo jus ao seu título de ‘estância’ mesmo sem a realização dos tradicionais eventos, paralisados em razão da pandemia. Neste início de setembro o Departamento Municipal de Patrimônio Histórico e Artístico Cultural divulgou que os museus da cidade vêm atraindo pesquisadores de outros estados e também veículos da imprensa.
O cineasta, pesquisador e vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, Daniel Mata Roque, do Rio de Janeiro, ficará dois dias na cidade para visitar e pesquisar o acervo do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares. Daniel informou que possui parentesco distante com a Tenente-Enfermeira Helena Ramos, sobre a qual já publicou um pequeno livro e ficou sabendo da existência do Centro de Documentação por indicação das professoras, Luciana Luchesi (USP Ribeirão Preto) e Margarida Bernardes (Escola Superior de Guerra/ RJ), tendo inclusive acompanhado as postagens do diário de Altamira no Blog do Centro de Documentação.
Na semana passada, a apresentadora do novo programa do SBT ‘Ligados pela História’, a historiadora Adriana Silva, além de gravar nos museus, também realizou matérias sobre outros lugares históricos e culturais da cidade. O programa é uma série de 34 episódios sobre as cidades da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
Recentemente, as funcionárias do Museu, Luciana Squarizi e Alessandra Baltazar, também foram procuradas pela produção do programa ‘Mais Caminhos’, da EPTV, que solicitou informações sobre a vinda de D. Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina em 1886 para Batatais, sendo também possível que a cidade seja incluída no programa que está em elaboração.
A construção desta tradição histórica e cultural não se faz do dia para a noite e cada cidadão de nossa cidade, assim como nossos antepassados, têm mérito nesta construção. Que a população de uma forma geral valorize e prestigie os nossos museus. –