Os números registrados pela Secretaria de Saúde demonstram a evolução crescente da contaminação pela Covid-19 em Batatais. O mês de maio contabilizou, até o fechamento desta edição, 1217 casos confirmados da doença e a projeção é chegar a 1800. Por essa razão, segundo a Administração Municipal, foi necessário tomar medidas restritivas de grande impacto, como o lockdown.
A última quinta-feira, 20 de maio, foi um dia de extrema tristeza para a comunidade batataense, 7 vidas foram perdidas para a Covid-19, sendo pacientes entre 39 e 84 anos e, naquela oportunidade, 118 mortes eram contabilizadas na cidade desde o início da pandemia, sendo 30 apenas neste mês. Pessoas com histórias maravilhosas que, infelizmente, foram bruscamente tiradas de suas famílias por essa terrível doença.
O número de contaminados em um só mês até agora tinha sido de 815, em abril. Agora, a expectativa a médio prazo é de que essa curva possa ser reduzida de forma gradativa e, desta forma, os serviços de saúde tenham condições de atender com maior rapidez todos os pacientes que necessitam de tratamento especializado.
A cidade está há praticamente três meses enfrentando a taxa de ocupação de 100% da Ala Covid da Santa Casa, que chegou a operar com pacientes acima da capacidade. Problema também registrado na maioria dos hospitais da região, que passa por grande colapso no sistema de saúde. Como nosso município, várias cidades que haviam relaxado as medidas de distanciamento social, como Franca, Brodowski, Bebedouro, e outras, resolveram mudar as regras para tentar também baixar o índice de contaminação.
A Secretaria de Saúde pede que a população fique em estado de alerta, pois somente com prevenção, que passa pela utilização de máscaras, álcool em gel e distanciamento social, será possível reduzir o número de contaminados até que as vacinas cheguem para um número maior de pessoas.