Um dos serviços com maior aprovação no país, o que é prestado pelo Corpo de Bombeiros, soma apenas 3 meses em Batatais, mas já com números expressivos. Nesta semana, em contato com o 1º sargento PM, Wendel Damasceno Possetti, que é bombeiro desde 2000 e responde pela estação de Batatais, pudemos ter mais detalhes sobre o trabalho prestado em nossa cidade.
JC – Bem sargento, qual a avaliação dos primeiros meses de trabalho na cidade?
Sag. Wendel Possetti: Estamos muito felizes com a receptividade que estamos tendo. Foram 3 meses bastante intensos. Priorizamos inicialmente a estruturação física da nossa instalação e aquisição de todos os equipamentos necessários. Hoje já estamos com praticamente tudo pronto e à disposição para atendermos as demandas da população.
Ressaltamos todo o apoio que estamos tendo do poder público municipal nessa fase inicial.
Quanto às ocorrências, aos poucos vamos tendo a real noção do tamanho da demanda que era reprimida pelo fato da cidade não contemplar, até então, uma Estação de Bombeiros e, já nota-se que há sim uma grande quantidade de solicitações dentre o portfólio de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros.
JC – Como tem sido a participação e apoio da comunidade nas tarefas desenvolvidas?
Sag. Wendel Possetti: Estamos tendo total apoio da comunidade. Batatais conta, em sua maioria, com um povo muito ordeiro e ciente de suas responsabilidades enquanto cidadãos. Aos poucos a tendência é melhorar ainda mais em algumas demandas sociais e ambientais que ainda merecem atenção.
Estamos iniciando uma série de visitas em pontos sensíveis da cidade, como empresas que trabalham com produtos perigosos, áreas de proteção ambiental que demanda precauções quanto a prevenção de incêndios, etc… e sempre que solicitamos, estamos tendo o apoio de todos.
JC – Para que as pessoas entendam: em quais ocorrências os bombeiros devem ser acionados?
Sag. Wendel Possetti: O portfólio de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros é bastante vasto. Inicialmente dividimos esses atendimentos em: incêndios, salvamentos e resgate.
Ocorrências de incêndios dizem respeito a todas as emergências com fogo, seja em edificações ou em áreas de risco, e as que envolvem vazamentos de produtos inflamáveis, como por exemplo o GLP.
Ocorrências de salvamento dizem respeito a todo tipo de ação que visa retirar pessoas ou animais de locais de risco, seja em ambiente aquático, em altura ou mesmo terrestre, e situações que gerem risco iminente. Exemplo: captura de animais em situação de risco, pessoas retidas em elevador, afogamentos, corte emergencial de árvores em risco de queda iminente, insetos agressivos que gerem risco iminente, dentre outras.
Ocorrências de resgate, são os acidentes de trânsito com vítimas, casos clínicos tais como parada cardiorrespiratória, engasgamentos, etc. nessas ocorrências o Corpo de Bombeiros trabalha sempre em conjunto com o SAMU, o que potencializa a efetividade desse tipo de atendimento.
JC – A equipe é composta por quantas pessoas? E quais os equipamentos disponíveis?
Sag. Wendel Possetti: Uma Estação de Bombeiros como a de Batatais, tem o efetivo pré-fixado. Atualmente contamos com um efetivo total de 14 bombeiros/as; divididos em 3 equipes que são denominadas “prontidões”, de modo que tenhamos no mínimo 4 integrantes por dia de serviço.
Contamos com vários equipamentos e materiais para a resolução das mais diversas situações. Quanto a viaturas, nosso carro-chefe é o Auto Bomba Salvamento que conta com um reservatório de água de 4000 litros e equipamentos como o desencarcerador, usado em ocorrências de vítimas presas às ferragens de veículos, Equipamentos de Proteção Respiratória usados dentre outras situações, em combate a incêndios, Mangueiras de incêndio e conexões hidráulicas, Equipamentos para captura de animais, Equipamentos para salvamento em altura como cordas e mosquetões, motosserra e moto-abrasivo, dentre outros.
JC – A ocorrência de incêndios, com atendimento rápido, é o principal serviço realizado por vocês?
Sag. Wendel Possetti: O Corpo de Bombeiros nasceu praticamente por causa de grandes incêndios e essa ainda é a principal atividade da Instituição. A prevenção e o combate a incêndios pautam grande parte de nossos treinamentos e esforços. O trabalho de prevenção, somado ao advento do Regulamento de Segurança Contra Incêndios são os grandes responsáveis pela diminuição gradativa que percebemos no número de grandes incêndios ao longo do tempo.
Aos poucos, várias outras atividades foram sendo incorporadas e hoje as ocorrências de resgate, em termos quantitativos, são as mais atendidas.
JC – A corporação pretende fazer um trabalho educativo na cidade, buscando orientar a população quanto às medidas de prevenção?
Sag. Wendel Possetti: Sim. Estamos já com algumas parcerias, como por exemplo um grupo de trabalho visando minimizar os danos comumente percebidos na época de estiagem que conta com vários órgãos como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Defesa Civil, Sindicato Rural, Floresta Estadual de Batatais, dentre vários outros.
Temos também um início de programação para tentarmos a implantação do programa “Bombeiro nas Escolas” aqui no município, programa que atende crianças dos 6ºs anos das escolas municipais e traz orientações quanto a prevenção de incêndios e noções básicas de primeiros socorros.
Contamos também com o apoio dos órgãos de imprensa que sempre estão nos disponibilizando espaço para divulgarmos ações e trabalhos de prevenção.
JC- Como é estar à frente desse trabalho, sendo uma pessoa que mora na cidade?
Sag. Wendel Possetti: É extremamente gratificante. Pessoalmente é a realização de um sonho. Bombeiro desde o ano 2000, sempre trabalhei fora daqui. Passei por São Paulo, Itápolis, Bebedouro e grande parte da carreira em Ribeirão Preto e ter essa oportunidade de servir a população da minha cidade Natal é muito bom. Espero, junto com todo nosso efetivo, retribuir toda a confiança do Comando do 9º Grupamento de Bombeiros e toda a demonstração de carinho da população para conosco. Ressalta-se, que 06 (seis) integrantes do nosso efetivo são moradores de Batatais, o que traz uma vontade ainda maior de todos na execução de um bom trabalho.
JC – Sua mensagem à população…
Sag. Wendel Possetti: O Corpo de Bombeiros está sempre à disposição para auxiliar em momentos críticos. Contem sempre com a gente. Em qualquer situação de risco, nos acionem pelo telefone de emergência 193 e respondam com exatidão as perguntas do atendente. O mais rápido possível, estaremos chegando para ajudá-los.
No mais, agradecemos imensamente a disponibilidade do Poder Público Municipal no atendimento de nossas demandas e principalmente a população pelo carinho demonstrado a todos nós bombeiros.