O Governo de São Paulo assinou com Batatais e outras 37 cidades, no mês de dezembro, convênios para viabilizar projetos com foco em segurança no trânsito. A iniciativa, envolve o Respeito à Vida, programa gerido pela Secretaria de Governo que une outras dez secretarias, Prefeituras e sociedade civil para promover melhorias em ruas e rodovias. Os convênios com o programa já beneficiam 304 municípios e destinam R$ 200 milhões em recursos do Detran.SP para intervenções de engenharia e projetos de educação e fiscalização.
Os projetos foram elaborados a partir das estatísticas do Infosiga SP e levam em consideração pontos com índices elevados de acidentes e fatalidades. As estatísticas apontam para uma redução nos índices de fatalidades nas 103 cidades que já haviam assinado os convênios com o Governo de São Paulo. “O engajamento das Prefeituras parceiras tem resultado em aumento da mobilização e melhores projetos com foco na mobilidade segura. Uma de nossas frentes de atuação é dar suporte não apenas financeiro, mas também técnico, além de viabilizar parcerias com a iniciativa privada, gestores de rodovias e polícia, usando a informação como norte para intervenções eficazes”, explica a coordenadora do programa Respeito à Vida, Silvia Lisboa.
Em Batatais os recursos, aproximadamente R$ 700 mil, serão investidos em sinalização, implantação de lombofaixa e instalação de semáforos nas avenidas Nove de Julho e Ana Luiza; instalação de semáforo na Avenida dos Pupins, na esquina com a Avenida José Pimenta Neves; troca de seis semáforos comuns por equipamentos de três tempos e compra de veículo utilitário leve para a Divisão Municipal de Trânsito. As melhorias, que dependem ainda da disponibilização do recurso e licitação, vão possibilitar melhor fluxo e organização do trânsito nessas localidades.