O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 57,4 pontos em julho de 2019, meio ponto acima do registrado em junho. É o segundo aumento consecutivo do indicador, após uma sequência de quedas que se desenrolava desde fevereiro deste ano. O índice acumula alta de 0,9 ponto nos últimos dois meses. Com essa alta, o índice encontra-se 2,9 pontos acima da média histórica e 7,2 pontos acima do registrado em julho de 2018.
ICEI por Porte:
Em julho, diferentemente do total da indústria, a confi ança dos empresários das pequenas empresas diminuiu: queda de 0,4 ponto frente a junho. A confi ança tanto dos empresários das grandes como das médias empresas aumenta na comparação mensal. A análise dos componentes do ICEI desses portes indica que o crescimento se deu, assim como no índice geral, exclusivamente em razão do aumento do otimismo quanto às perspectivas futuras, medidas pelo índice de Expectativas.
ICEI por Segmento:
Em contraposição aos outros segmentos, empresários da indústria de transformação são os únicos a apresentarem uma queda da confiança em julho. A indústria extrativa apresenta aumento de confiança de 4,0 pontos, mais que revertendo a queda do mês anterior, enquanto a construção registra o terceiro mês consecutivo de aumento da confiança. Fonte: CNI