O Claretiano – Centro Universitário de Batatais vive um dos momentos mais importantes dos seus 51 anos de história. Tudo começou na manhã do dia 4 de junho, durante uma reunião realizada na instituição com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Instituto Butantan e gestores do Claretiano.
Na ocasião, ficou estabelecida uma parceria entre as organizações nas ações de enfrentamento à Covid-19 no município, em especial, a adesão ao projeto Isolamento Inteligente do Butantan. De lá pra cá, as iniciativas multiplicaram-se em ações colaborativas inéditas para comunidade Claretiana de Batatais.
Durante o mês de junho, foram realizadas três grandes mobilizações de vacinação envolvendo o Claretiano e a Secretaria de Saúde. Estima-se que, nesse período, mais de cinco mil pessoas tenham recebido doses da vacina. Parte dessa conquista pertence às mais de cem pessoas — entre colaboradores, professores e estagiários, que atuaram e seguem atuando voluntariamente nas ações.
O Prof. Me. Rodrigo Daverni, coordenador do Claretiano e responsável pela execução do projeto Isolamento Inteligente na instituição, conta que o número de pessoas interessadas em participar das ações aumentou a cada evento.
“Em um dado momento, tivemos que fechar o formulário de cadastro de voluntários. Expresso meu agradecimento a cada colaborador que, nesse exercício de cidadania e de responsabilidade social, evidenciou o humanismo e o carisma que são partes da nossa missão institucional”, ressalta.
A colaboradora Luciana Melo foi uma das voluntárias no mutirão de vacinação realizado no último sábado, 26. Para ela, a oportunidade de ajudar o próximo é recompensadora.
“Aproveitei que estava agendada para tomar a vacina e topei participar como voluntária. Foi muito gratificante estar com meus amigos voluntários do Claretiano e ajudar a levar esperança num momento tão difícil, vendo no olhar das pessoas vacinadas um sopro de fé e vida”, diz Luciana.
Cursos da área da saúde foram protagonistas nas ações
Alunos e professores do curso de Enfermagem do Claretiano têm atuado na linha de frente das ações e participado ativamente das iniciativas de combate ao novo coronavírus. Os estudantes do último ano, que fazem estágio dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS), participam do inquérito do Butantan, realizando a testagem de moradores nas residências.
Além desse trabalho, os estagiários também atuam na testagem de pessoas que buscam atendimento no Ambulatório Covid, localizado na avenida Nove de Julho, no espaço cedido pelo Claretiano. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Me. Renata Fabri, os estudantes dos últimos anos também apoiam a vacinação nas UBSs.
“Os alunos estão trabalhando ativamente nas campanhas de vacinação, pontuais e em massa, colaborando com a organização, no preenchimento de informações no sistema, realização da carteirinha e, diretamente, na aplicação da vacina”, explica a coordenadora.
Atendimento pós-Covid
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, professores e alunos dos cursos da área da Saúde do Claretiano realizaram, de 21 a 30 de junho, a triagem de pessoas que tiveram Covid-19 e que apresentaram sequelas da doença.
Ao todo, 176 pessoas passaram pela triagem e, a partir da próxima semana, começarão a ser atendidas na Clínica Multidisciplinar do Claretiano. Serão oferecidos atendimentos em áreas como fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e educação física.
Por meio dessas e de outras ações em parceria com o poder público local e o Instituto Butantan, o Claretiano – Centro Universitário de Batatais cumpre com a sua missão de compromisso com a vida, trabalhando em prol da saúde da população batataense.