Em reunião realizada no dia 30 de novembro entre Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Usina Batatais, Arteris e Ministério Público do Estado de São Paulo ficou estabelecido o diálogo a respeito da prevenção de incêndios em nosso município. Considerando os grandes incêndios que atingiram Batatais neste ano, o Ministério Público recomendou algumas ações por parte do Poder Público e das instituições que são afetadas direta ou indiretamente.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Lucas Camargo Tofetti, a Administração Municipal, junto com os parceiros, estão unindo esforços para trabalhar a prevenção e combate aos incêndios e suporte à restauração aos danos causados. “Inicialmente será formado um Comitê e posteriormente serão convidados alguns personagens considerados essenciais para o desenvolvimento deste trabalho. Todas as iniciativas serão realizadas e divulgadas de forma conjunta em cada etapa executada”, informou o secretário.
Nos dias 8 e 9 de setembro deste ano nosso município enfrentou um dos maiores incêndios de sua história. Foi um verdadeiro cenário de filme de terror, com fogo em grande parte da zona rural e a área urbana cercada. Foi necessário o trabalho de centenas de pessoas e empresas, entre Bombeiros Civis, usinas, funcionários públicos, Corpo de Bombeiros Militar para que as chamas fossem controladas. Até hoje não se tem um cálculo finalizado do tamanho dos estragos provocados nas fazendas, sítios e chácaras. Desta forma, a criação do Comitê e, principalmente, a efetiva implantação de ações de prevenção aos incêndios é uma necessidade urgente.