Foi aprovado na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Batatais, de 17 de maio, o requerimento 555/22, de autoria do Vereador Gustavo Rastelli (foto), criando a Comissão Especial, composta por 03 membros e pelo prazo de 180 dias, com a finalidade de promover estudos visando buscar possibilidades de viabilizar a implantação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, da Rede Municipal de Saúde.
“A categoria reivindica a jornada de trabalho de 30 horas semanais desde 1955, inclusive, com o tempo, nessas solicitações, por vezes negadas, foram incluídos os técnicos e auxiliares de enfermagem. É uma luta antiga do COREN – Conselho Federal de Enfermagem e do COFEN – Conselho Federal de Enfermagem, que alegam que o sistema de revezamento causa cansaço excessivo no profissional que tende a cometer erros banais no exercício da sua atividade.
Sabemos que o Executivo Municipal pode disciplinar a jornada de trabalho de seus servidores, neste caso, queremos estudar a questão quanto a esses profissionais da saúde de nosso Município, visando viabilizar meios para tornar efetiva esta medida.
Vale ressaltar que durante a pandemia do coronavírus, o Brasil e o Mundo puderam ver a importância destes profissionais, contudo, a Covid-19 só agravou as dificuldades e os riscos da profissão, além de não serem valorizados como merecem”, ressaltou o Vereador Rastelli, na justificativa do requerimento.