Nessa semana os batataenses formaram, mais uma vez, imensas filas na agência da Caixa Econômica Federal. A maior parte em busca do saque do auxílio emergencial do Governo Federal, de R$ 600. A desorganização por parte do banco, que estava apenas com poucos funcionários prestando informações na entrada da agência, e, principalmente, a falta de conscientização das pessoas, que ficaram muito próximas umas das outras, foram criticados por comerciantes, que cobraram fiscalização por parte do Poder Público.
O representante comercial Márcio Herval disse que o povo não está tendo noção do perigo e no caso alguém precisa ser responsabilizado, com multa e ou outra qualquer situação. “O próprio Banco tem que tomar medidas para amenizar esse problema, pois os pequenos comerciantes que geram filas com certeza serão responsabilizados”, destacou.
A Secretária de Saúde, Luciana Nazar Arantes, informou que foi lavrado um auto de infração contra a Caixa Econômica Federal e será aplicada a multa devida, porém é necessária a colaboração de todos. A população precisa entender que o uso de máscaras e o distanciamento nas filas é para o bem de cada um.
A Caixa esclarece as medidas que está tomando
Em resposta aos nossos questionamentos, a Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal informou o que está sendo feito em nível Brasil para tentar amenizar os impactos econômicos na vida dos cidadãos que sofrem os efeitos da pandemia do novo Coronavírus. Para atender quem mais precisa, foi elaborado o calendário escalonado de saque em espécie do auxílio emergencial nas agências, casas lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui para os beneficiários da Poupança Social Digital. O escalonamento foi pensado justamente para evitar a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações. Entretanto, muitas agências registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial, ou seja, clientes em busca de serviços essenciais (como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, etc) e o público beneficiário do saque em espécie escalonado por data de nascimento. O banco tem envidado todos os esforços para otimizar e acelerar o atendimento em seus canais físicos e digitais e ressalta a importância de apenas buscarem as agências aqueles usuários que precisam realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na Poupança Social Digital e desejem fazer o saque em espécie, conforme o calendário, que segue: 04 de maio – nascidos em setembro e outubro e 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro. Visando otimizar o atendimento e organização das filas, a CAIXA alocou 2.800 novos vigilantes e aumentou o número de recepcionistas para reforçar a orientação ao público. A CAIXA informa que a prioridade ainda é manter o atendimento digital, por meio do cadastramento por app e site e a movimentação do benefício pelo CAIXA Tem. Desta forma, o banco reforça o pedido para que a população só se dirija às agências e casas lotéricas em último caso.