No dia 21 de setembro o Brasil celebrou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e a APAE Batatais, por meio de várias parcerias, realizou o 6º Movimento Envolva-se. Dentre as ações, teve uma mobilização na Praça Doutor Paulo de Lima Correia (Prefeitura) que foi seguida de uma caminhada até o Lago Artificial “Ophélia Borges Silva Alves”, onde também aconteceu a feira gastronômica do Centro de Formação e Qualificação Profissional .
Além da caminhada, que contou com a presença de quase 200 participantes, outras ações marcaram o Setembro Verde – mês oficial de luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Uma delas foi o 6º Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência (autodefensoria), ocorrido na manhã do dia 19 de setembro. Esse evento tem sempre o objetivo de discutir temas de interesse das pessoas com deficiência com o propósito de torná-las participantes do exercício da cidadania. Também aconteceu uma mesa redonda no Salão Nobre do Claretiano – Centro Universitário, com a temática “Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”. A palestra “Austismo na visão de um autista”, realizada no Teatro Municipal Fausto Belini Degani emocionou as mais de 400 pessoas de Batatais e região que estiveram presentes no evento.
A programação do ‘Setembro Verde’ termina no dia 29 de setembro, com a audiência pública “Direitos da Pessoa com Deficiência”, às 9h, na Câmara Municipal. O encontro abordará a importância de promover a participação das pessoas com deficiência nos mais diversos espaços da sociedade e terá como tema: “Nós existimos e estamos aqui: RESPEITE”.
Sobre o ‘Setembro Verde’
Lançado em 2015, o ‘Setembro Verde’ é uma iniciativa da Federação das APAES do Estado de São Paulo – FEAPAES-SP em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A campanha marca o “Mês da Inclusão”, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. Essa data surgiu por iniciativa de movimentos sociais de pessoas com deficiência ainda no ano de 1982, e foi oficializada para todo Brasil por meio da lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
O intuito do Setembro Verde é sensibilizar a população e ampliar o debate sobre a importância da luta pelos direitos da pessoa com deficiência. O mês foi escolhido porque representa esperança, renascimento e marca o início da Primavera. Desde 2017 o ‘Setembro Verde’ integra o calendário de eventos de Batatais de acordo com o Projeto de Lei 3678/2017.