A Festa do Leite de Batatais chegou à sua 47ª edição em 2024 como um dos principais eventos agropecuários e de entretenimento do interior do Estado de São Paulo.
Realizado de 10 a 14 de julho pela Prefeitura de Batatais e pelo Sindicato Rural, no Centro de Eventos “Antônio Carlos Prado Baptista”, o evento reuniu oito shows com nomes de destaque no cenário musical nacional, montarias em touro, team penning, torneio leiteiro e muito mais.
No último dia de festa, domingo (14), os shows começaram com o grupo Festlândia e os personagens mais queridos da garotada agitando o palco. Em seguida, foi a vez do sertanejo irreverente de Teodoro & Sampaio animar a plateia que lotava o gramado da Arena de Shows. Encerrando a parte musical do evento, Gustavo Mioto (foto) garantiu o clima apaixonado, arrancando sorrisos e lágrimas de emoção de uma legião de fãs de diversas partes do Brasil.
Pelo palco principal da festa também passaram Jorge & Mateus, Ana Castela, Luan Pereira, Fred & Fabrício, Daniel e Mumuzinho, além das atrações locais Rodrigo Ventura e Guilherme Borges.
PÚBLICO
Durante os cinco dias de festa desta edição, cerca de 110 mil visitas foram registradas. Na quarta-feira (10), com portões abertos, o evento registrou mais de 22 mil visitas.
O maior público em dia com cobrança de ingressos foi computado na quinta-feira (11), quando as catracas das entradas marcaram novamente mais de 22 mil acessos (incluindo credenciados e público que tem direito a isenção, como as muitas crianças com menos de 10 anos presentes), sendo 17.169 pagantes.
Na sexta-feira (12), houve 10.127 pagantes e mais de 15 mil visitas ao recinto no total, somando todos os públicos. No sábado (13), a festa recebeu 11.336 pagantes, sendo que na soma, reunindo todos os públicos, inclusive as pessoas que circularam durante o dia antes da bilheteria abrir, foram mais de 18 mil.
O domingo de encerramento, dia 14, registrou grande movimentação o dia todo.
Com entrada gratuita para todos, de manhã até o último show, a visitação fechou em 32.156.
Retomado no último ano, o tradicional desfile típico de abertura da Festa do Leite, realizado no dia 7 de julho, também foi sucesso de público, reunindo mais de 20 mil pessoas entre o ponto de partida, no Lago Artificial, e a praça em frente ao Recinto da Festa do Leite – “apoteose” do desfile, onde foram realizados dois shows gratuitos: Gustavo & Luciano e Os Brutos do Sertanejo.
TORNEIO LEITEIRO
O tradicional Torneio Leiteiro Nacional Multirraças “Gilberto Meirelles”, ação que deu origem à Festa do Leite, reuniu grandes criadores e seus animais de elite e celebrou a tradição rural e a inovação tecnológica na pecuária leiteira.
Este ano a competição foi intensa, com produtores de diversas raças de gado disputando o título de campeão. Entre os animais participantes, destacou-se a vaca ‘Paulistana’, de 36 meses de idade, da raça girolando, pertencente à Fazenda Congonhas, de Araxá (MG). Sob os cuidados de seu expositor, João Bolelli (foto), ‘Paulistana’ quebrou recordes históricos ao produzir uma média de 108,290 quilos de leite por dia.
Além da honra de vencer uma competição tão acirrada e levar para casa como prêmio um automóvel Fiat Mobi zero quilômetro, Bolelli também teve a sorte de ser contemplado com uma moto XRE 190, que foi sorteada entre os participantes do evento.
O presidente da 47ª Festa do Leite e chefe de gabinete da Prefeitura de Batatais, Orion Riul Júnior, ressaltou a importância do Torneio Leiteiro para o evento. “O torneio é a essência da nossa festa. Conseguimos resgatar a competição em 2023 e, este ano, após a experiência exitosa do ano passado e ainda com uma premiação reforçada para este ano, vimos um aumento no interesse dos participantes e do público”, afirmou, completando que o evento reafirma também a tradição de promover o desenvolvimento agropecuário e fortalecer os laços entre os criadores e a comunidade.
ARENA DE RODEIO
A Festa do Leite também contou com ampla programação na Arena de Rodeio.
Além de eletrizantes provas de Team Penning, foram realizadas as montarias em touros, válidas pela LNR (Liga Nacional de Rodeio. O grande campeão da modalidade foi Lucas Corrêa Araújo, de Canta Galo (MG). Além dele, outros quatro atletas mais bem classificados estão classificados para a próxima etapa da competição, incluindo um batataense. João Pedro de Castro Naves terminou a disputa na quinta posição ao montar o animal Sem Controle, da companhia WB-Willian e Will.
“O slogan da festa: ‘Maior de todos os Tempos’, foi escolhido porque tínhamos a convicção de que os atrativos eram de fato grandiosos. Os shows, principalmente com artistas de renome nacional, os eventos técnicos com maior investimento em estrutura, premiação e organização, enfim, foi uma somatória positiva que deu o resultado até acima do esperado. Agradeço a todos que nos ajudaram, especialmente todas as secretarias municipais parceiras, ao Sindicato Rural, ACE (Associação Comercial e Empresarial) e aos patrocinadores. A 47ª Festa do Leite foi incrível e inesquecível”, disse José Paulo Fernandes, diretor de Turismo da Prefeitura de Batatais.
SEGURANÇA
A 47ª edição da Festa do Leite de Batatais foi cuidadosamente planejada para oferecer entretenimento de qualidade e com muita segurança aos moradores de Batatais e visitantes. Todo o evento foi realizado com muita cautela e responsabilidade.
A festa contou com uma operação especial da GCM (Guarda Civil Municipal), PM (Polícia Militar) e de equipes de segurança privada, garantindo proteção contínua, 24 horas, para os participantes e para o próprio evento. Dezenas de câmeras de monitoramento também foram utilizadas na operação.
ACESSIBILIDADE
A 47ª Festa do Leite, por meio de parceria com a Justo Acessibilidade, disponibilizou uma equipe de apoio a PCDs (Pessoas com Deficiência) para assistência e orientações, além de estruturar espaços acessíveis no recinto, oferecendo experiências inesquecíveis para todos.