Numa iniciativa que tem a união de esforços da Santa Casa, Prefeitura e do Grupo Ajudar Sempre Sem Fronteiras, pacientes que tiveram Covid-19, e que ainda precisam de oxigênio, estão recebendo alta hospitalar para seguir o tratamento em casa.
Segundo a Secretária Bruna Toneti, o município já possui um serviço que atende pacientes que utilizam cilindros de oxigênio em casa, mas, agora com o agravamento da pandemia, graças ao auxílio do Grupo Ajudar Sempre Sem Fronteiras, será possível agilizar o atendimento para que pacientes sigam o tratamento em suas residências, acompanhados por uma equipe multidisciplinar.
A aposentada Ercília Garcia da Silva, de 88 anos, foi a primeira paciente atendida pelo projeto. Ela deixou a Santa Casa no dia 1º de abril após 14 dias de internação. “Estou aliviada, sem nenhuma dor e muito feliz”, afirmou.
Dona Ercília foi diagnosticada com a doença após apresentar falta de ar e queda na oxigenação. Com a melhora do quadro clínico, recebeu alta com direito à comemoração da equipe médica. Ela continua agora a oxigenoterapia, que faz parte da recuperação, em casa. “Temos dois pacientes que tiveram a Covid-19 e que voltaram para casa, onde foram disponibilizados os cilindros para fazer a oxigenoterapia”, destacou a Secretária de Saúde Bruna Toneti, que agradeceu a todos os envolvidos, que não estão medindo esforços para que ninguém fique sem receber o tratamento humanizado neste período de grande pressão que enfrentam todos os serviços de saúde do país.
Os cilindros instalados nas casas dos pacientes são trocados a cada 3 dias e quem quiser ajudar com doações para o Grupo Ajudar Sempre Sem Fronteiras pode entrar em contato pelo telefone (16) 98215-3620.