/Com a maior votação da história, Prefeito Juninho Gaspar destaca os desafios de sua segunda gestão

Com a maior votação da história, Prefeito Juninho Gaspar destaca os desafios de sua segunda gestão

Em entrevista concedida nesta semana à nossa reportagem, o prefeito Juninho Gaspar (PP), reeleito na chapa com o Dr. Ricardinho, destacou os desafios, a alegria do reconhecimento da comunidade e a polêmica sobre possíveis irregularidades na eleição para vereadores.
O resultado: O prefeito Juninho Gaspar (PP) foi reeleito com uma votação recorde de 25.243 votos, com um índice de votos brancos de (11%) e nulos (9 65%). Dos 15 vereadores eleitos, a maioria do Partido Progressistas (PP), somente 6 foram reeleitos, enquanto 9 novos nomes se juntaram às cadeiras, sendo que três deles já foram vereadores em mandatos anteriores.

Vereadores reeleitos:
– Eduardo Henrique Ricci (Progressistas) – 1.436 votos
– Júlio Eduardo Marques Pereira (Republicanos) – 1.101 votos
– Marcela Cordeiro Gaspar (PSD) – 839 votos
– Andresa da Silva Furini (PSB) – 529 votos
– Gustavo Domingos Rastelli (MDB) – 486 votos
– Wladimir Ferraz de Menezes (Progressistas) – 464 votos

Retornando ao cargo:
– André Luís da Silva (Progressistas) – 944 votos
– Dalvania Borges da Costa (Progressistas) – 508 votos
– Reginaldo de Oliveira (PCdoB) – 497 votos

Primeira vez eleitos:
– Matheus Gabriel Teodoro de Souza (Progressistas) – 933 votos
– Gustavo Adolfo Marques (MDB) – 502 votos
– Débora Pavan Agnesini (Progressistas) – 442 votos
– Roberto Luís Cardoso Tofeti (PL) – 412 votos
– Elias Bonfim Aguiar de Souza (PL) – 408 votos
– Zeni de Jesus Silvestre (Republicanos) – 407 votos

JC – Bem prefeito, como é ter a maior votação da história do poder executivo batataense?
Prefeito Juninho Gaspar: A princípio fica um sentimento de gratidão indescritível e demonstra a aprovação do nosso governo, das medidas adotadas, das políticas públicas desenvolvidas e de como as pessoas estão enxergando o início da transformação de uma cidade que há décadas parou no tempo e ficou completamente abandonada. Mesmo com os supostos “defensores da democracia” pregando voto branco, nulo ou ainda o não comparecimento às urnas e mesmo tendo a possibilidade de disputar o cargo executivo, (mas sempre temos que diferenciar o poder disputar com a coragem da disputa), e mesmo que com apenas 1 voto eu e o Dr. Ricardinho estarmos reeleitos, a abstenção diminuiu, e 25.243 pessoas saíram do conforto dos seus lares para exercer a verdadeira cidadania, fortalecer a democracia e escrever o nosso nome e o nome da Estância Turística de Batatais nos jornais, livros e agora, com a tecnologia nas “nuvens” digitais. É uma grande honra entrar para a história da nossa cidade em três quesitos: primeira candidatura única, maior votação percentual e maior votação nominal! Ao mesmo tempo que nos enche de alegria, aumenta ainda mais a expectativa da população e a nossa responsabilidade em manter os bons trabalhos até aqui realizados e até melhorar ainda mais!

JC – Qual sua avaliação da nova composição do poder Legislativo?
Prefeito Juninho Gaspar: Quero parabenizar todos os candidatos que tiveram a coragem de colocar o seu nome a apreciação popular, que ‘colocaram sua cara pra bater’’, aos eleitos, reeleitos e também aos que não foram eleitos, acredito que tudo na nossa vida tem o momento certo para acontecer. Não é fácil, ser um legítimo representante da nossa população demanda muitos obstáculos e gera muitas expectativas.
Da parte do Poder Executivo, o Legislativo pode esperar o que foi durante nossos 4 anos de mandato: respeito, independência, transparência, diálogo, reconhecimento e, acima de tudo, um objetivo comum: todos trabalharmos pela nossa cidade e por nosso povo, independente de ideologia político partidário. A cidade e as pessoas sempre estarão acima de qualquer sigla, nome, título ou vaidade. E essa eleição nos mostrou que o equilíbrio, o bom senso, o diálogo e o respeito mútuo devem prevalecer.

JC- O principal desafio da nova gestão qual é?
Prefeito Juninho Gaspar: Mesmo candidatos únicos, eu e o Dr. Ricardinho decidimos fazer uma campanha como se adversários tivéssemos. Através dos programas de Tv, rede social e material impresso, prestamos contas do trabalho realizado nesse primeiro mandato, apresentamos algumas propostas e falamos sobre os grandes desafios da nossa cidade, temos questões históricas que há décadas afligem nossa população: sistema de abastecimento, armazenamento e distribuição de água e todas as demais questões de saneamento e sua universalização de acordo com o marco regulatório do saneamento; os prédios públicos abandonados e sem manutenção há mais de 20 anos; melhorias e investimentos na saúde pública e educação, tanto estrutural como na questão de humanização e novas políticas públicas; manter a saúde financeira do caixa da Prefeitura. Mesmo trabalhando e atacando todos os tópicos já citados, ficamos tanto tempo abandonados e sem investimentos, que acredito que só vamos, de fato, resolver todos esses problemas, com o comprometimento de mais umas 3 gestões. Por isso eu sempre digo: quero ser um bom prefeito, um prefeito que faz a diferença! Mas eu torço para que o Prefeito que me suceder seja muito melhor do que eu, e faça muito mais e assim, sucessivamente! Diferente de como sempre foi em Batatais, comigo, é sempre quanto melhor, melhor!

JC – Serão 2 anos com a mesma composição dos governos estadual e federal, o momento para conseguir mais recursos é agora?
Prefeito Juninho Gaspar: Nossa expectativa é que nesses dois próximos anos, tanto o governo federal como o governo estadual, fortaleçam as parcerias com os municípios e nos encaminhem mais recursos para investimentos em todos os setores, de infraestrutura passando por políticas públicas até educação e saúde.

JC – Estuda mudanças na composição do primeiro escalão no seu próximo governo?
Prefeito Juninho Gaspar: Nossa gestão é aberta, composta principalmente por pessoas técnicas, muitos funcionários de carreira que possuem muitos anos de experiência na Prefeitura e que, até então, nunca tinham tido uma oportunidade e de pessoas que caminharam conosco, que discutiram e construíram nosso plano de governo, que colaboraram com nossas conquistas e que também possuem conhecimento técnico, que são comprometidas e que de fato trabalham muito.
Nós não temos compromisso com o erro e com a ineficiência, já estamos fazendo um balanço de todos os setores e poderemos manter bons quadros e trocar aqueles que não produziram tanto, apesar de serem bons profissionais. Mas, no setor público, temos a possibilidade em determinados cargos, de fazermos trocas para melhorar ainda mais.

JC – A respeito de possíveis problemas que poderiam mudar a composição do quadro de vereadores, tirando eleitos do PSD e da Federação PC do B, PT e PV, que estão entre os partidos que te apoiam, te preocupa?
Prefeito Juninho Gaspar: Em hipótese alguma! Nada preocupa o gestor sério, íntegro, que trabalha, faz a diferença e é reconhecido e aprovado pela população. Inclusive, na última sexta-feira, me manifestei em uma rádio local quando me fizeram uma pergunta parecida em relação a essas questões. Mais uma vez, quem tanto fala em democracia, não aceita a democracia, a vontade popular. Eu imagino o quanto deve doer para quem se auto intitula representante do povo, ser completamente rejeitado e sequer conseguir eleger 1 representante, precisa de um recado melhor e maior do que o das urnas?
Eu acredito que a justiça está disponível para todo e qualquer tipo de questionamento, tanto os desses casos citados na pergunta, como também para os casos dos próprios partidos que estão fazendo os questionamentos, uma vez que a resolução do TSE é objetiva e fala sobre diversos aspectos. No meu ponto de vista, vai ser interessante a Justiça Eleitoral colocar uma lupa, não somente nesse partido e nessa federação citada, mas em todos da nossa cidade.
Imagina quando se fala em votação irrelevante, para um universo de mais de 28 mil votos válidos, e uma candidata tem 9, 12, 15, 20 votos… E pior, quando nem no seu próprio local de votação ela tem voto. Ou ainda, quando tem marido e mulher na mesma chapa para completar o número de mulheres? Quando recebe fundo especial ou partidário e tem 9 votos e nem no próprio local de votação tem voto? Quando quase todas as prestações de contas são padronizadas? Quando se é servidor público e se afasta por 3 meses recebendo salário, recebe recursos do fundo e tem 4 votos? É esse partido que quer discutir fraude? Importante ressaltar que não existem questões pessoais contra ninguém e nenhum partido, somente que a eleição já passou, o povo já escolheu. E as questões posteriores serão discutidas. Tudo e por todos, não só por quem grita e esperneia!
E vale destacar que o meu partido, o Progressistas, elegeu 6 vereadores, 6 legítimos representantes do povo, foi o partido mais votado da cidade pela segunda eleição consecutiva, com a maior representatividade na Câmara, com a maioria dos vereadores mais votados e que estamos esperando ansiosos o desenrolar de toda essa celeuma, pois assim, se tudo que for discutido prosperar, faremos o maior número de vereadores da história.

JC – Qual sua mensagem à população?
Prefeito Juninho Gaspar: Mais uma vez gratidão! Sabemos que a nossa responsabilidade aumentou ainda mais e que podem ter absoluta certeza, vamos trabalhar muito para continuar transformando a nossa cidade e melhorando a qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam. Contem sempre comigo, com o Dr. Ricardinho, com toda nossa equipe e com a Prefeitura da Estância Turística de Batatais. Um forte e fraterno abraço e fiquem todos com Deus!