A pandemia de Covid-19 (novo coronavírus) não excluiu os cuidados com a dengue, doença que continua avançando em todo país. Os casos confirmados de doença em Batatais são controlados até o momento, com 20 confirmações nesse ano, de acordo com a Vigilância Epidemiológica.
Desde o início do ano a Prefeitura vem mantendo nos órgãos de comunicação da cidade uma campanha de alerta a população. Nessa ação a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Vetores, solicita de toda população para que fique atenta, evitando manter em suas casas recipientes com água parada, que são possíveis criadouros do mosquito transmissor não só da dengue, como também febre amarela, Zika e chikungunha. É preciso que cada cidadão seja um fiscal dentro de sua propriedade.
SINTOMAS E FATALIDADE
Os sintomas da dengue são febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros. No caso da dengue hemorrágica, pode aparecer sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos e ainda tonturas por causa da queda na pressão arterial.
Se algum sintoma for identificado, a pessoa deve procurar por uma das Unidades Básicas de Saúde ou a UPA. A dengue, assim como a Covid-19, pode levar a morte pessoas com comorbidades (enfermidades que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças), por isso é preciso atenção de todos.