O CineSolar, cinema itinerante movido a energia solar, passou por Batatais, na noite do dia 28 de julho, oferecendo atividades gratuitas para toda a família. Com apoio da Prefeitura Municipal, a Praça Alzira Maria de Souza Ribeiro, no bairro Antônio Romagnoli, se transformou em um “cinema ao ar livre”, onde foram exibidos curtas-metragens brasileiros e o filme “Rio 2”.
A ação contou ainda com a distribuição gratuita de pipoca e, na sequência da exibição dos filmes, o público pôde conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema.
O público foi convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – foram uma atração à parte.
“Foi com muita alegria que recebemos o CineSolar em Batatais. Ver tantas crianças acompanhadas de suas famílias aproveitando uma noite bonita, estrelada, consumindo arte e cultura de qualidade de maneira gratuita foi muito gratificante. Vai muito além de apenas entretenimento e diversão – que são importantes: o cinema tem o poder de levar conhecimento, ser ferramenta social e causar impacto em pessoas de todas as idades”, disse o prefeito de Batatais, Juninho Gaspar.
O vice-prefeito de Batatais, Dr. Ricardinho Mele, também prestigiou o evento e demonstrou satisfação diante de tantas famílias se divertindo e confraternizando em um evento cultural. “Muitas crianças tiveram contato com a arte do cinema pela primeira vez. Ver a alegria e o encantamento em tantos olhares, é algo que realmente nos toca e emociona. O cinema estimula a reflexão, o pensamento crítico e, consequentemente, as mudanças sociais, e vamos seguir trabalhando para proporcionar cinema itinerante para outras regiões da cidade”, afirmou.
A secretária de Cultura e Turismo de Batatais, Paula Machado, lembrou o poder de transformação das expressões artísticas e culturais. “A população compareceu em peso, reforçando a certeza de que a arte e a cultura de qualidade atraem o interesse de pessoas de todas as idades. Foi muito especial recebermos o CineSolar em nosso município. Agora, pretendemos proporcionar sessões de cinema itinerante também em outros bairros”, afirmou.
Em Batatais, a edição do CineSolar foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e foi realizada pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo.