No sábado, dia 9 de maio, o grupo de Bombeiros Civis de Batatais foi acionado por populares por volta das 10 horas da manhã para conter um foco de incêndio na vegetação próxima ao Aeroporto. Imediatamente eles foram para o local, e com apoio do Caminhão Pipa da Usina Batatais, apagaram o fogo.
O mesmo ocorreu outras 4 vezes durante todo o dia, sem que a Prefeitura atendesse um único chamado para ajudar, ressaltando que seria obrigação do Poder Público realizar o serviço, pois os bombeiros civis não recebem nada e procuram auxiliar a sociedade com o trabalho voluntário.
Segundo Celso Galinha Júnior, que é Coordenador da Força Tarefa para Emergências, dos Bombeiros Civis, as 12 horas no Bairro do Simara, um incêndio foi controlado com abafadores. As 14h30, um novo incêndio de grandes proporções no Bairro Jardim Canadá, precisou do apoio do Caminhão Pipa da Usina Batatais, onde os bombeiros, após muito trabalho conseguiram controlar a chamas. A equipe já estava indo embora quando se deparou com um novo princípio de incêndio próximo a Rotatória da Avenida Ayrton Senna, sendo controlado de imediato. Para finalizar, já no final da tarde, foi registrada a quinta ocorrência do dia: incêndio próximo ao Bairro Central Park. Apesar dos apelos por ajuda, com caminhão pipa da Prefeitura, os bombeiros tiveram que apagar o fogo usando apenas abafadores. “Foi um dia muito trabalhoso, sem apoio da Defesa Civil e nenhum veículo da Prefeitura Municipal. Deixamos os nossos agradecimentos a Usina Batatais e a todos os bombeiros pelo espírito de sacrifício nas ocorrências.
Trabalharam voluntariamente nessas ocorrências de incêndio: Bruno Santos, Marcelo Donha, Tavares, Adriana Sousa, Marcelo Donha, Adriano Gabriel, Debora Fabiana, Eder Cestari, Cristiane Prado, Gabriel Roncari, Cândido, Jonatas Lopes, além do coordenador Celso Júnior.
Pelas informações que colhemos, os plantões de serviços da Prefeitura estavam todos paralisados, uma vez que os funcionários municipais resolveram cruzar os braços porque não receberam as horas extras trabalhadas no mês anterior. Como o Prefeito não deu resposta sobre data do pagamento, os servidores não cumpriram os plantões, ficando apenas uma guarnição da Guarda Municipal tomando conta do Almoxarifado Municipal. No domingo, dia 10, o problema voltou a ocorrer, onde os bombeiros atenderam mais 3 chamadas de incêndios em matas e uma família que solicitava o resgate de um gato. Todas foram atendidas.