Na quinta-feira, 5 de setembro, no Salão de Eventos da ACE Batatais, as empresas Marispan, Jumil, Lazzarini, Serap Plurinox e Fundição Batatais, realizaram o processo de seleção com jovens para o Programa Aprendizagem Senai 2025 (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). São 16 vagas divididas entre as empresas participantes.
Segundo Carolina Ferreira, do setor de DHO da Marispan Implementos Agrícolas, inicialmente foi definido um projeto reunindo as cinco maiores empresas da cidade para promover aos jovens a oportunidade do primeiro emprego, desenvolvendo um trabalho para a formação técnica.
Com o propósito de união e ampliação do programa, os profissionais de Recursos Humanos das empresas: Camila Betarello – Marispan, Allan Danezzi – Fundição Batatais, Marília Gavioli – Jumil, Guilherme Atílio – Serap Plurinox e Robelia Boldrin – Lazzarini Mobiliário, passaram a se reunir para desenvolver o projeto
Foi aberto o período de inscrições entre os meses de julho e agosto, para jovens com idade até 24 anos, que tenham se formado no ensino médio ou que irão finalizá-lo nesse ano. Os candidatos encaminharam seus currículos para análise por e-mail, tendo como suporte para dúvidas os profissionais de RH das empresas parceiras.
No processo seletivo, o jovem participa de uma prova e de uma entrevista no Senai Ribeirão. Os alunos com as melhores notas e entrevistas são selecionados para as empresas e eles terão que participar de um curso de 15 dias de duração na instituição. O transporte à Ribeirão Preto será feito pela Associação dos Estudantes custeado pelas empresas.
“No início de janeiro de 2025, o jovem selecionado será direcionado para a empresa, onde é feita toda a documentação de contração, com remuneração de um salário mínimo e os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários dos demais empregados como férias, 13º salário, etc. Ele terá que ir ao Senai no período da manhã para participar de aulas teóricas e no período da tarde irá cumprir expediente nas empresa para a parte prática”, comentou Carolina
A duração da participação no programa pode variar de um a dois anos, dependendo do curso que o jovem estiver participando. São vagas para soldador, assistente de vendas, mecânico em eletroeletrônica e mecânico de manutenção, para ambos os sexos.
Ao final do programa os participantes recebem o certificado de formação técnica emitido pelo Senai e a probabilidade de efetivação do jovem na empresa é grande. Esse é o primeiro ano que acontece o Programa Aprendizagem Senai 2025 com a parceria entre as cinco empresas. Para 2026, Carolina espera que tenham de sete a dez empresas envolvidas no programa.