Há um movimento em marcha na cidade contrário à mudança do piso em volta da Igreja Matriz, atual Santuário Bom Jesus da Cana Verde.
Encabeçado pela senhora profa. Beatriz Cardoso Tofeti, o movimento é pela preservação do piso original, aquele feito em 1957, em bloquetes ou pisos intertravados, que fazem parte da memória afetiva e efetiva de nossa cidade. O trabalho foi tão bem feito, a drenagem é perfeita, o piso todo é original e foi digno de elogios de especialistas, a contar do próprio construtor Zamboni e do escultor De Vera, autor da escultura de Portinari logo à entrada.
Segundo Sérgio Correa Amaro, não se pretende opor obstáculos à modernização ou seja o que for. “O projeto recebeu aval do Condephaat, depois de idas e vindas, porém…..sempre há um porém como dizia o cronista, não é porque o Condephaat e o Comtur autorizaram a requalificação é que o Executivo seja obrigado a cumpri-lo! Há que se ouvir a voz dos fiéis, das autoridades civis e eclesiásticas! Por isso, há processo em trâmite no Ministério Público, em fase de recurso, movimento de listas de abaixo-assinados, notícia ao Rvmo Bispo Dom Moacir de Ribeirão Preto e se pretende, ainda, que os fatos e vozes concordantes (e as discordantes) sejam ouvidas pela imprensa local e regional, rádios, jornais, tvs e mídias sociais, convidadas a virem a Batatais ouvir “a voz do povo”! Consta, (ainda não podemos confirmar), que as reformas vêm sendo conduzidas exclusivamente por engenheiros, o que parece ser contrário à orientação de que a lei obriga a presença de arquitetos e urbanistas quando se trata de bens tombados, no caso a Igreja do Santuário e o Palacete do Monsenhor! Assim, chamamos a atenção da população em geral e dos fiéis católico e turistas, cada um por seus motivos, que parem um pouco para pensar, refletir sobre o que vem sendo feito, reconhecer o que é bom e o que é apenas maquiagem, porque no presente caso, parece que se vai trocar uma joia por uma simples bijouteria”, afirmou Sérgio Amaro.
Nas próximas edições traremos mais detalhes sobre as obras que estão sendo realizadas, em especial neste momento, na praça do jardim, em frente ao Santuário do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.