No último domingo, 9 de outubro, um temporal atingiu Batatais no início da tarde e, de acordo com o CIIAGRO – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, choveu mais de 30 milímetros em pouco mais de meia hora, suficiente para provocar transtornos na baixada das avenidas 14 de março e Oswaldo Scatena.
O volume de água foi intenso e as galerias de águas pluviais não foram suficientes para fazer a drenagem dos córregos da região, com isso as enxurradas acabaram movimentando carros e deixando as avenidas alagadas durante alguns minutos. Não foi registrado nenhum acidente grave.
O engenheiro da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, Tadeu Soares Ramos Cabete, em entrevista à EPTV, disse que o córrego, com as ampliações que foram feitas, até aguentou receber a água, ocorre que não existe uma drenagem suficiente, com bocas de lobo, no entorno da bacia e ela vem sobre o solo e acumula na baixada. “Na parte mais inclinada da bacia a água entra um pouco na boca de lobo e um pouco vai sobrando e dá o acúmulo na parte baixa das avenidas 14 de março e Oswaldo Scatena”, informou Tadeu, ressaltando que foi muita chuva em pouco tempo e, além disso, são dois córregos que deságuam naquele local, frisando que é uma parte antiga da cidade onde na época não eram construídas muitas galerias.
“O projeto atual, embora tenha sofrido algumas paradas, ainda prevê uma parte de execução de galerias e bocas de lobo, devendo contribuir um pouco mais para melhorar a drenagem da água das chuvas, mas isso tem que seguir ao longo dos anos”, concluiu.