/Chegada da relíquia e grandes festividades marcam as comemorações na Paróquia de São Sebastião

Chegada da relíquia e grandes festividades marcam as comemorações na Paróquia de São Sebastião

Nas últimas semanas a Paróquia de São Sebastião de Batatais, que tem sua igreja matriz no bairro de Vila Maria, tem realizado inúmeras atividades para comemorar o dia do seu padroeiro. Em contato com o pároco, Padre Marcos Roberto Carlos, que está em Batatais desde 2022, ele disse que São Sebastião é um dos santos mais populares no meio do povo, pois ele é invocado para nos proteger contra as guerras, fome, tempestades e pestes. “Particularmente no caso da Paróquia de São Sebastião, as comemorações em honra ao Santo têm suas origens desde quando da inauguração da primeira Capela, em 1958, com um forte incremento quando da elevação da então Comunidade para Paróquia, no ano de 1967. Dentro de todas as Festividades o ponto alto é a celebração da Novena e o dia de São Sebastião que é comemorado em 20 de janeiro. A cada ano aumenta ainda mais a quantidade de devotos que vêem agradecer as graças que receberam ou pedir por algo que necessitam. Além da Novena, em janeiro, temos as nossas Missas dominicais: aos sábados às 19h00 e aos domingos às 10h30 e 19h00 horas, durante todo o ano”, informou.


Segundo Padre Marcos, para manter vivas as tradições e principalmente colocá-las em prática, requer um esforço e empenho para seguir o exemplo de São Sebastião que, mesmo diante da morte, não renegou a sua fé em Jesus Cristo. Por isso destaca a importância de passar essa tradição para os jovens e crianças. “Todos somos convidados a participarmos da comunidade nos diversos serviços e ministérios. Somos chamados a colocarmos nossos dons na comunidade que nos acolheu em nosso Batismo. Temos também a tradicional Quermesse de São Sebastião que é realizada todos os anos ao redor da Igreja Matriz de São Sebastião. Este ano teve início no dia 10/01 e se estenderá até o dia 15/02 sempre as sextas e sábados sempre a partir das 19h00. Você é nosso convidado e caso queira nos ajudar doando um pouco de trabalho é só nos procurar. A Quermesse de São Sebastião, devido à sua longevidade e por ser realidade de forma ininterrupta a tantas décadas, tornou-se a maior e mais tradicional da cidade. De saudosa memória, muitos paroquianos ainda se lembram quando ela era realizada em frente a Casa Paroquial e a tenda era feita com bambus, isso lá na década de 1970 e 1980.

CHEGADA DA RELÍQUIA
Sobre a relíquia, o pároco disse que está tendo a alegria de, pela primeira vez na história da comunidade paroquial, ter uma relíquia de primeiro grau do padroeiro São Sebastião. “As relíquias de primeiro grau são fragmentos do próprio santo (ossos, tecidos, dentes, pele, cabelos); em nosso caso, a relíquia é um pequeno fragmento de osso do santo mártir. Vale ressaltar que nesse relicário estão incluídas as relíquias atribuídas a cinco santos mártires dos primeiros séculos do cristianismo (São Sebastião, São Vito, São Marcelino, São Vicente e Santo Estevão). Na parte posterior do relicário encontram-se todos os selos e lacres eclesiásticos próprios, que comprovam a autenticidade das relíquias. O relicário é uma peça extremamente antiga, doação de um fiel paroquiano e veio originalmente de um colecionador de Minas Gerais.