Os policiais militares em patrulhamento preventivo, no dia 23 de maio, receberam informações de que no Bairro Santa Efigênia havia uma chácara com veículos furtados. Após planejamento os policiais deslocaram-se até o imóvel onde um indivíduo identificou-se como Donizete, relatando ser o proprietário do local e franqueando a entrada dos policiais, alegando que ali não havia nada de ilícito. Durante varredura, foram localizadas diversas peças e carcaças de veículos com placas constando apenas licenciamento atrasado. Aos fundos do local foi visto um Veículo VW/Gol partido ao meio, que não possuía placas e os sinais identificadores estavam suprimidos.
Em diligência ao interior do imóvel, foi localizado sob o guarda roupas existente em um dos quartos, dois emplacamentos JES-1510, onde após consulta, foi constatado que havia queixa de furto. Indagado o proprietário disse que o automóvel pertencia a seu irmão Osvaldo, que havia viajado para Uberaba, porém logo em seguida acabou por confessar que havia mentido seu nome e que ele mesmo seria Osvaldo, dizendo que comprou o veículo pelo valor de R$ 1.000,00 de um indivíduo de nome Mailson e desconhecia que o automóvel seria produto de furto.
Osvaldo ainda indicou o imóvel de Mailson, onde os policiais fizeram a abordagem e o mesmo confessou que comprou o veículo de um indivíduo vulgarmente conhecido como Leno, pelo valor de R$ 600,00 e revendeu para Osvaldo. Diante do exposto O. D. R., de 48 anos e M. F. B., de 40 anos, foram ouvidos e liberados, devendo responder a justiça pelos crimes cometidos. As carcaças, peças, motores e placas foram apreendidos.