Por Luís Camargo
Tempos difíceis de pandemia trouxeram grandes obstáculos para o comércio, principalmente para os bares e restaurantes. Mas, em Batatais as cervejarias artesanais mostraram seus méritos, não se entregando e com soluções inovadoras estão conseguindo passar este período tão difícil. A principal arma utilizada por elas: qualidade no produto e no atendimento.
A pandemia também trouxe um marco importante para as cervejarias: a quebra de paradigmas com o fornecimento de cervejas em garrafas de plástico de 1 litro. Impensável, antes da pandemia, que os Pet Growlers iriam ser aprovados pelos amantes de cervejas especiais. Creio que este é o grande ganho do movimento cervejeiro com a pandemia. Estes recipientes retornáveis de plástico, que com a correta sanitização podem ser reutilizados diversas vezes, mantêm o sabor e aroma das cervejas inalterados por vários dias e diminuíram os custos de distribuição de cervejas.
Todas as cervejarias de Batatais têm hoje suas embalagens plásticas personalizadas e investiram na aquisição de torneiras especiais para o envase com estes recipientes, sem prejuízo à qualidade de seus produtos.
Nossas cervejarias sempre buscam suas singularidades
Um exemplo de singularidade é a Cervejaria Oráculo, do nosso colega Rodolfo. Você pode saborear uma deliciosa IPA produzida no local à beira da Av. Quatorze de Março.
A Oráculo é uma das raras nano cervejarias do Brasil onde o cervejeiro, que tem também como profissão a produção de produtos em Inox, construiu os próprios tanques e montou sua própria fábrica artesanalmente.
Quem também concorda que “Santo de casa pode sim fazer milagre” são os colegas da Cabala, conforme escutei do Rodrigo e do Marcelo. A Cabala trouxe um sistema inovador conhecido como My Tap, onde o consumidor pode encher seu próprio copo e paga apenas o volume consumido, podendo escolher entre 50 ml para conhecer a cerveja ou 5 litros, se estiver com sede, em uma das diversas torneiras do Brew Pub, em um ambiente rústico muito acolhedor.
São cervejas de ótima “drinkabilidade”, este termo criado pelos cervejeiros brasileiros para identificar cervejas que cada gole te dá vontade de tomar outro. Com uma inclinação para a escola americana de cerveja, seus aromas de lúpulos característicos e líquido refrescante, buscou na parceria com o cervejeiro batataense William a união que trouxe mais qualidade a seus produtos.
A poucos passos da Cabala, podemos entrar no templo da Cervejaria Batataes, a mais antiga da cidade. Não deixe de encostar no balcão e conversar com o André, Renan ou com o Paulo Bortolin, que poderão explicar os detalhes de estilos tradicionais como Kolsch, Dunkelweizen, English Strong Bitter, além das sempre apreciadas IPAs.
A Batataes, conforme o próprio Paulo sempre diz, é uma cervejaria raiz. Focando em estilos tradicionais, mas feitas com maestria.
Levei recentemente sua Dunkelweizen de presente para um amigo de Porto Alegre. Amante de cervejas alemãs, Henrique Boaventura é um conceituado juiz de concursos cervejeiros, Beer Sommelier e um dos produtores do podcast “Brassagem Forte”, de longe a melhor produção sobre cerveja caseira no Brasil. Escutei dele um dos melhores elogios para uma cerveja de estilo alemã: “Raramente (no Brasil) aparece um estilo destes assim tão bem feito”.
E quem desejar conhecer novidades de outros locais, não pode deixar de visitar a Let it Beer. No melhor estilo de Tap House, você poderá ter o prazer em trocar ideia com os excelentes músicos Claret e Adriano, também bons conhecedores de cerveja. Música de bom gosto não faltará lá após estes tempos pandêmicos, para acompanhar cervejas direto dos barris, desde cervejas locais até as deliciosas Fullers e Guinness britânicas.
Batatais está de parabéns com suas opções de ótimas cervejas artesanais e preços acessíveis
Para escrever esta matéria pedi para os todos os colegas cervejeiros respondessem a duas perguntas:
Como estão vendo a aceitação do batataense aos diferentes paladares da cerveja artesanal e as expectativas futuras do mercado. Opiniões foram unânimes:
Os batataenses aos poucos estão descobrindo que têm opções às populares cervejas mistas de malte e cereais não maltados, cheias de antioxidantes, estabilizantes, conservantes, etc. Cervejas que são transportadas por quilômetros de distância e que precisamos consumir estupidamente geladas para serem “tomáveis”.
Nossas cervejarias podem atender a todos os gostos; podemos experimentar cervejas suaves e leves a cervejas lupuladas ou encorpadas
Outro mito que está caindo: o preço.
Estas cervejarias estão disponibilizando ao mercado excelentes cervejas com custos semelhantes ou até mais baixos que as boas marcas de cervejas de massa. Mais frescas, sem a necessidade de adição de produtos químicos que não sejam malte, lúpulo, agua e levedura. Consequentemente melhores para nossa saúde.
Todos os cervejeiros concordam que com a vacinação, o segundo semestre se mostra muito mais bem delineado com cores otimistas.
E para completar: as cervejarias de Batatais mantêm a essência do bom relacionamento entre as artesanais, mesmo concorrentes, que foi uma realidade há muitos anos no Brasil.
Experimentei minha primeira Cabala na Let it Beer, tomei recentemente Batataes na Cabala, além de tomar cerveja com o Rodolfo da Oráculo na Batataes. Que continuem assim!
Cheers,
Prost,
Saude!