Terminou oficialmente na quinta-feira, 19 de dezembro o prazo para o cadastramento biométrico obrigatório na Justiça Eleitoral em Batatais. Apesar de todo o trabalho realizado por meses, com plantões de atendimento em supermercados e no próprio Cartório Eleitoral, o número de cidadãos que deixaram de fazer o cadastro é muito expressivo. Até o fechamento dessa edição, na manhã dessa sexta-feira, 20 de dezembro, 12.076 ou 27,3% dos eleitores não haviam se cadastrado, número que pode ainda ter pequena alteração, pois a atualização de dados estava lenta segundo nos informou os funcionários do Cartório. Nos últimos dias foi preciso distribuir senhas para atendimento dos eleitores.
Quem não cadastrou a biometria teve seu título de eleitor cancelado, apesar disso é possível refazer o título. Para regularizar a situação a tempo de votar em 2020 será necessário agendar o atendimento na Justiça Eleitoral no período entre 2 de janeiro e 6 de maio. Documento original de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título eleitoral deverão ser apresentados. Quem não se manifestar ficará impedido de votar nas eleições do próximo ano, além disso, sem o título de eleitor o cidadão não consegue emitir passaporte nem carteira de identidade. Funcionários públicos perdem seus salários. Empréstimos em bancos públicos também não podem ser feitos. É possível consultar a situação da inscrição eleitoral no site do TRE ou por meio da Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP, no telefone 148.
Batatais, que tinha até então 44.228 eleitores, pode ter uma eleição com universo bem menor de pessoas podendo votar em 2020 se o desinteresse pelo cadastro biométrico e pelo próximo chamamento da Justiça Eleitoral não mudar nos próximos meses.