A Secretaria Municipal de Saúde cadastrou duas unidades no Programa Saúde na Hora, o Centro de Saúde ‘Dr José de Mello e Silva’ e a Unidade Dr. Luis Cândido Alves, do Altino Arantes, que estarão funcionando das 7 às 20 horas, de segunda a sexta-feira. O Programa Saúde na Hora prevê que as unidades que aderirem à proposta ampliem seus horários de atendimento para funcionamento 60 horas semanais.
Para fazer parte do Saúde na Hora é preciso atender a algumas exigências, como manter a composição mínima das equipes de Saúde da Família – com médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem – sem reduzir o número de equipes que já atuam no município. A UBS também deve funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta com horário estendido. Além disso, a unidade também deve ter o prontuário eletrônico implantado e atualizado.
Cada unidade participante da iniciativa deve ainda contar com um gerente da UBS – profissional escolhido pelo gestor para administrar a unidade. A Secretaria de Saúde Luciana Nazar Arantes explicou que o objetivo desse novo formato de funcionamento é dar acesso aos serviços de saúde para população trabalhadora.
Pelo que apuramos, o Ministério da Saúde oferece um incentivo financeiro para implantação em parcela única para cada unidade incluída no Programa, que vai de R$ 15 mil para UBS ou Unidade de Saúde da Família até R$ 31.766,00 para Unidade de Saúde da Família com Saúde Bucal com funcionamento de 60 horas semanais.