Depois de uma pausa para adequações do espaço, os atendimentos de equoterapia retornaram.
Na última quarta-feira do mês de janeiro, as atividades do Centro de Equoterapia da APAE Batatais retornaram após uma pausa para adequações do espaço que incluíram a reforma da pista e pintura, além de outras melhorias. Patrícia Lopes, diretora técnica da APAE Batatais, revela que o serviço é ofertado apenas para pessoas com deficiência atendidas na instituição e isso somente após uma criteriosa avaliação. “Depois do parecer da equipe, as pessoas que recebem a indicação para a equoterapia iniciam o atendimento individualizado, com a frequência de uma vez na semana”, afirma a diretora.
Segundo Patrícia, hoje a equipe é composta pelas especialidades de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e médica, com o apoio do equitador, trabalhando de forma interdisciplinar. Ela também esclarece que a prática da equoterapia é contraindicada para algumas patologias, como por exemplo: cardiopatias agudas, epilepsia não controlada ou instabilidade aguda na coluna.
De acordo com Laila Azevedo, coordenadora da área da saúde da instituição, a APAE Batatais presta atendimentos de equoterapia desde março de 2004 e essa abordagem já proporcionou inúmeros benefícios a centenas de pessoas em seu processo de habilitação/reabilitação nesses quase 20 anos de atividade. Os cavalos utilizados nessa metodologia possuem o passo ritmado, repetitivo e simétrico que produzem um movimento tridimensional, que significa o emprego de três vetores de força: para cima, para o lado e para frente. “Esse movimento tridimensional provoca no praticante um movimento semelhante ao que é usado para andar, o que propicia o estímulo à aprendizagem ou reaprendizagem do caminhar dentre muitos outros resultados”, relata a coordenadora.
Laila ainda nos diz que a confiança estabelecida entre o praticante e o cavalo traz harmonia e afetividade, e que essa conexão propicia melhoras no desenvolvimento de atividades motoras, psicomotoras, cognitivas e afetivas, alcançando benefícios físicos; psíquicos; educacionais e sociais de pessoas que apresentam lesões neurológicas, patologias ortopédicas, disfunções sensório-motoras e distúrbios comportamentais, de aprendizagem e ou emocionais. “Os resultados da prática da equoterapia que mais observamos são a melhora do equilíbrio, da postura e da coordenação global de movimentos; a organização e a percepção do corpo; o estímulo da força muscular; a estimulação da linguagem; a adequação de comportamentos; a superação de fobias”, afirma a coordenadora.
O Centro de Equoterapia está localizado na Unidade de Vivências Ambientais da APAE Batatais, situada na Rodovia Cândido Portinari, Km 349 + 400 metros. Os atendimentos são realizados às quartas e quintas-feiras no período da manhã e às sextas-feiras, à tarde, contando atualmente com 19 praticantes por semana.