A Prefeitura de Batatais reabriu aos cemitérios da cidade nessa semana após meses de interdição devido a pandemia do novo coronavírus. A expectativa é de movimento intenso neste final de semana prologado, devido ao feriado de segunda-feira, 2 de novembro, Dia de Finados. Nesta semana houve uma reunião envolvendo alguns setores da administração e ficou definida a reabertura. Silvio Aparecido Valério da Silva, Chefe de Divisão de Limpeza Pública, disse que os dois cemitérios, Saudade e Bom Jesus, passaram por limpeza e desde quinta-feira, 29 de outubro, os locais foram abertos para a visitação e também para as pessoas que tem costume de ir limpar os túmulos. Silvio ressaltou a importância de se evitar aglomerações, pois ainda estamos em plena pandemia. “As pessoas sem máscaras vão ser impedidas de entrar nos cemitérios, funcionários da administração vão fiscalizar o fluxo dos visitantes”, informou.
Prevenção a Dengue dentro dos cemitérios
A administração do Cemitério da Saudade espera aproximadamente 6 mil pessoas durante todo o Dia de Finados visitando o local, com isso a Secretaria Municipal de Saúde, através da Chefe de Divisão Sanitária, Sandra Regina Tomazela Gomide, destacou o trabalho que é feito com o intuito de prevenir e eliminar focos de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é vetor de diversas doenças causadas por vírus, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A orientação é para que vasos, potes e pratinhos não devem ficar com água parada; evitem colocar flores em vasos com água, substituindo-as por versões plantadas e sem pratinhos; para vasos fixos, providenciem furos para escoamento de água da chuva; todo e qualquer objeto ou estrutura que possa acumular água limpa e parada deve ser removido ou preenchido com areia e recolham sacos plásticos e celofane e jogue no lixo.
A colaboração da comunidade no combate ao Aedes é fundamental e, com a chegada do período de chuvas, é ainda mais importante que todos estejam atentos na eliminação dos criadouros, lembrando que os ovos do mosquito podem ficar até 450 dias em ambiente seco e, mesmo depois de um ano e meio, ao terem contato com água, eles eclodem. Ainda segundo a Secretaria, este ano foram poucos os casos de dengue na cidade. Vale ressaltar mais uma vez, que devido à atual pandemia, para evitar a transmissão da Covid-19, durante a visita ao cemitério, é obrigatório o uso de máscara facial cobrindo totalmente a boca e o nariz, além de manter o distanciamento social evitando qualquer tipo de aglomeração. O funcionamento dos cemitérios será das 7 às 17 horas, provavelmente no dia de Finados o horário possa ser prorrogado. A administração ainda estuda a possibilidade dos cemitérios continuarem abertos normalmente.