Em alusão ao ‘Dia Mundial de Luta contra a AIDS’, 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Batatais, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento -CTA promove a Campanha ‘Fique Sabendo’. O trabalho, desenvolvido junto com o Estado de São Paulo, objetiva incentivar a prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, principalmente da AIDS e Sífilis.
Fique Sabendo é uma mobilização para realização de testes de AIDS e Sífilis, buscando conscientizar a população sobre a importância da realização do exame devido ao aumento de casos de Sífilis no Brasil e de HIV/AIDS em jovens entre 20 a 24 anos. Dados apontam para o aumento na incidência de diagnostico de HIV entre jovens HSH (homens que fazem sexo com homens). Quando comparados com os jovens em geral, a chance de um jovem HSH estar infectado pelo HIV é 13 vezes maior, por isso, essa população é considerada população mais vulnerável a doença.
Segundo o Centro de Testagem e Aconselhamento, os jovens têm sido foco de campanhas de prevenção nos últimos anos. O Ministério da Saúde desenvolve, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, diversas ações, mas pesquisas apontam que o uso do preservativo não é consistente entre os jovens mais, embora o nível de informação seja elevado em relação à forma de prevenção ao HIV. Esse ano o Ministério da Saúde distribuiu 130 milhões de preservativos masculinos aos estados e municípios, além de preservativos femininos e gel lubrificante. Contudo, a prática do uso do preservativo em todas as relações sexuais ainda é desconsiderada pelos jovens apesar de continuar sendo a principal forma de prevenção.
Batatais vem diversificando as ações dentro de um conceito de prevenção combinada (uso de vários métodos), que inclui a distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, ações educativas e ampliação do acesso a novas tecnologias, como testagem rápida e profilaxia pós-exposição (PEP). Portanto, junto com o Estado, O CTA ampliará durante a Campanha Fique Sabendo o acesso a realização dos testes rápidos nos dia 3 e 5 de dezembro, das 17 às 19 horas, no Ambulatório de Especialidades Egydio Ricco, ao lado do Fórum, sendo obrigatória a apresentação de documento oficial com foto e cartão SUS. A equipe estará distribuindo preservativos masculinos e folders informativos no dia 30 de novembro no centro da cidade. Durante a rotina do serviço, as testagens rápidas são oferecidas nas segundas, quintas e sextas-feiras ás 07h30. Para os interessados, não é necessário pedido médico. A testagem rápida é voluntária e aberta a população em geral.
Homepage
>
Notícias
>
Saúde
>
Casos de AIDS e sífilis aumentam e campanha Fique Sabendo ganha novas ações em Batatais