Idealizado pelo NUAPI e patrocinado pela Prefeitura de Batatais, o programa visa promover o intercâmbio entre profissionais do Carnaval das Escola de Samba de SP e Batatais
Desenvolvido pelo Núcleo de Aprendizagem Princesa Isabel (NUAPI) em parceria com a Prefeitura de Batatais, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Projeto Carnavalizar intenta promover um intercâmbio entre os profissionais do Carnaval das Escolas de Samba de São Paulo e os de Batatais. O programa oferece uma série de oficinas e workshops de curta duração destinados à formação e descoberta de novos talentos na arte do Carnaval. As atividades incluem desde oficinas de samba no pé até a formação de lideranças culturais.
O objetivo é mostrar que as atribuições em uma Escola de Samba não significam apenas vestir fantasia e desfilar, a intenção do projeto é o enfoque na melhoria dos bastidores e reforçar a importância cultural da tradicional festa popular que está enraizada no país todo. Para além disso, o programa busca reviver a reputação batataense de Melhor Carnaval do Interior Paulista através das atividades propostas e assegurar a formação de novos sambistas.
No dia 31 de agosto, o Carnavalizar deu início às suas atividades com a recepção de integrantes do grupo Projeto Estremecendo SP, que realizou dois dias de workshops especializados em Mestre-Sala e Porta-Bandeira. O time, composto por Rodrigo Ambrósio (Unidos de Vila Maria), Pamella Calzone (Unidos de Vila Maria), Alexander Oliveira (Unidos de Vila Maria), Adriana Gomes (Mancha Verde), Lenita Magrini (Barroca Zona Sul), Patrick Vicente (Unidos do Peruche) e Luã Camargo (Camisa 12), promoveu um evento que trouxe grandes benefícios a todos os participantes em Batatais.
As atividades do projeto são divididas em três módulos principais. O Módulo Dança, com práticas voltadas para o desenvolvimento das habilidades de dança presentes nos desfiles. O Módulo Visual, dedicado à confecção de adereços, cenografia e figurinos e o Módulo Musical que aborda a importância da música no contexto do carnaval.
O próximo evento do projeto será realizado nos dias 14 e 15 de setembro e contará com uma oficina de Samba no Pé. A oficina será conduzida pela 2ª Princesa do Carnaval SP 2020 e 2022, juntamente com Everton Bernardini, Passista de Prata da UESP e Coordenador de Passistas da Independente Tricolor. As inscrições para a oficina estão abertas e podem ser feitas através do site – https://nuapi.com.br/carnavalizar – para todos os interessados.
De acordo com o Diretor e Vice-presidente da NUAPI, Gabriel Oliveira, em outubro, o Carnavalizar receberá a visita de Jorge Freitas. Um dos carnavalescos mais premiados e renomados do Carnaval de São Paulo, Jorge conquistou seu primeiro título no Grupo Especial com a Gaviões da Fiel em 2002 e, desde então, passou por diversas escolas como Arranco do Engenho, Vila Isabel e Portela, no Rio de Janeiro, além de Pérola Negra, Rosas de Ouro, Império de Casa Verde, Mancha Verde e Dragões da Real, onde atualmente é carnavalesco.
Jorge Freitas virá a Batatais juntamente com sua equipe para realizar um workshop intensivo de dois dias, com enfoque na concepção e produção de desfiles de Escola de Samba. Abordando desde a elaboração de enredos até a formação de novas lideranças, confecção de adereços e finalizando com uma apresentação coletiva dos participantes, o evento está agendado para os dias 19 e 20 de outubro, e as inscrições serão abertas em breve.
Em novembro, o Carnavalizar encerrará os intercâmbios com a presença ilustre da presidente Solange Cruz, da bicampeã Mocidade Alegre, o Mestre de Bateria Sombra, que comanda a Bateria Ritmo Puro desde 1994, e o Diretor de Carnaval Junior Dentista, para um encontro sobre liderança cultural, oficina de bateria e oficina de harmonia.
As atividades do projeto permanecerão em vigor até a véspera do Carnaval de 2025, concedendo oficinas ministradas pelos instrutores do NUAPI. “Carnavalizar – Celebrando Tradições, Transformando Vidas” é um projeto que recebe apoio da Prefeitura Municipal de Batata e busca a profissionalização do carnaval batataense tendo em vista seu impacto sociocultural.
O vice-presidente Gabriel faz um convite especial: “Convidamos toda a comunidade de Batatais e região a participar do Projeto Carnavalizar! Esta é uma oportunidade única de aprender, se capacitar e vivenciar a magia do Carnaval de uma forma intensa e transformadora. Estamos trazendo grandes nomes do Carnaval de São Paulo para compartilhar suas experiências e conhecimentos, contribuindo para o fortalecimento do nosso Carnaval.” Ele acrescenta ainda: “Junte-se a nós nesta celebração da nossa cultura, onde tradição e inovação caminham lado a lado. Venha fazer parte dessa história, valorize nosso Carnaval e ajude a mantê-lo vivo para as próximas gerações!”
Para mais informações sobre o Projeto Carnavalizar, acompanhe os conteúdos divulgados no Instagram @nuapibatatais ou acesse o site https://nuapi.com.br/carnavalizar. A sede da NUAPI está localizada na Av. Dr. Chiquinho Arantes, nº 922, Centro, Batatais e os principais meios de contato são via telefone (16) 99393-7866 ou nuapibatatais@gmail.com.