Seguindo o trabalho de divulgação dos preparativos para as Eleições 2020, nesta semana entramos em contato com os 4 candidatos a prefeito de Batatais para saber se é possível fazer uma análise do comportamento da população, passadas as duas primeiras semanas de campanha. Será que as pessoas estão acompanhando as propostas e tem parado para ouvir os candidatos? Fizemos essa pergunta e também pedimos para que apresentassem suas propostas para mais duas áreas importantes: assistência social e turismo.
FERNANDO FERREIRA– As pessoas continuam tomando os cuidados necessários em relação à pandemia, mas estão demonstrando interesse pelas eleições, ouvindo nossos candidatos e perguntando sobre nossas propostas. Uma das coisas que mais tenho ouvido é sobre a necessidade de se eleger um candidato com experiência administrativa, alguém que conheça a administração e saiba aplicar bem o orçamento. Dizem também que estão acompanhando mais os programas eleitorais no rádio, na TV e na internet e que acham importante receber santinhos de políticos, mas que tragam algumas propostas, que não apoiam muito a ideia dos panfletos sem propostas, tipo voto pelo voto. No meu entendimento estamos vivendo um momento de conscientização, pois os eleitores querem ouvir propostas, pois estão preocupados com o futuro da nossa cidade, e isso é muito positivo.
PROPOSTAS PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL: Escolher cuidadosamente o Secretário(a) de Assistência Social dentre profissionais técnicos e especializados; criar um portal da transparência que seja prático, didático e acessível para o acompanhamento dos repasses financeiros da União, Estados e Municípios; pleitear recursos públicos junto aos governos Estadual e/ou Federal para construção de prédios próprios para os CRAS e CREAS, alocando-se os recursos hoje utilizados para pagamento de aluguel diretamente nos programas sociais; reconhecer o trabalho da Entidade Associação El Shadai, iniciando o processo de cofinanciamento e o devido acompanhamento para qualificar a gestão e o atendimento do Serviço; cumprir rigorosamente com os repasses destinados pela prefeitura à rede socioassistencial privada; implementar um programa socioeducativo, aos moldes do ‘Programa Cidadão do Amanhã’; elaborar e implantar um projeto de revitalização e reorganização dos condomínios Deputado Geraldo Ferraz de Menezes e Prefeito Salim Jorge Mansur e auxiliar as comunidades de bairros e associações de moradores na organização dos Centros Comunitários para implantação de projetos sociais, educacionais e culturais.
PROPOSTAS PARA O TURISMO: revitalizar os principais pontos turísticos da cidade; criar um centro de atendimento ao turista – fundamental para propiciar o contato entre o visitante e a cidade, com o importante papel de orientar o turista para que ele se sinta acolhido no destino para o qual viajou; desenvolver de forma mais eficiente e constante uma das nossas metas que é o Turismo Cultural: atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da nossa cultura; souveniers: suprir a carência de publicidade adequada, pois não se tem, atualmente, lembranças dos pontos turísticos da cidade, principalmente da matriz e seus quadros; Feira de artesanato permanente nos finais de semana: todas as cidades turísticas apresentam artesanato local em feiras com a presença dos artesãos, em pequenos stands ou barraquinhas; revitalizar e preservar a praça principal da Matriz e a majestade de sua topiaria; transformar o Sambódromo em um Centro de Eventos que possa abrigar, além de espetáculos carnavalescos, diversas exposições relacionadas à arte e ao turismo, inclusive com a implantação de cursos profissionalizantes relacionados a essas áreas e construir um novo Portal na entrada principal da cidade.
JUNINHO GASPAR – Estamos muito satisfeitos com a troca que estamos conseguindo com a população, onde apresentamos as nossas propostas e muitas pessoas estão conversando com a gente e comentando sobre os temas, fazendo sugestões e, principalmente, nos recebendo de braços abertos. A campanha, apesar das restrições, tem um resultado interessante. Nas redes sociais são centenas de pessoas diariamente acompanhando nossos programas. Estamos fazendo visitas em empresas, participando dos programas da imprensa local e a agenda mantém uma programação até o último dia de caminhada nesse processo eleitoral. A população tem entendido nosso Plano de Governo que é de renovação e, junto com o Dr. Ricardinho, um médico querido e respeitado por todos, nos propomos a trabalhar muito para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade. A palavra nesse momento é ‘gratidão’ por tanto carinho e atenção com agente.
PROPOSTAS PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL: São inúmeras as propostas para a área. Queremos assegurar recursos do orçamento para o cumprimento do Plano Municipal de Assistência Social; aprimorar os programas de inclusão social e criar de novos programas; realizar parcerias para a capacitação profissional da população em situação de vulnerabilidade social; identificar e efetivar a busca ativa das famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e desenvolver ações para a inserção nos programas sociais – transferência de renda, socioeducativa e de inclusão produtiva; ampliar as parcerias com instituições da sociedade civil e empresas para a promoção de políticas de atendimento às pessoas mais necessitadas; promover a formação continuada para os profissionais da rede sócia assistencial do Município (governamental e não governamental) e aos Conselheiros Municipais de políticas públicas assistenciais; otimizar o trabalho do Fundo Social de Solidariedade; realizar estudos de viabilidade de parcerias com as comunidades dos bairros, para o uso dos Centros Comunitários em ações de capacitação, esporte e lazer; praticar a compra direta de alimentos para a doação às entidades socioassistencias que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, através do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). Essa área tem um trabalho complexo e tenho que destacar a importância das nossas entidades, grandes parceiras do Poder Público no atendimento das demandas da nossa cidade. Seremos parceiros de primeira hora sempre, pois reconhecemos e valorizamos o trabalho que elas realizam.
PROPOSTAS PARA O TURISMO: vamos cumprir o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico Integrado, sempre ouvindo todos os envolvidos no setor e atualizando o que for necessário, sempre pensando no desenvolvimento da cidade, pois o Turismo pode contribuir para a geração de emprego e renda. Faremos ações conjuntas envolvendo o Turismo e a Cultura, com arranjos produtivos e parcerias teremos mais entretenimento, com calendário de eventos para oferecer a nossa população e para os turistas. Posso citar que além de realizar a Festa do Leite, vamos manter o apoio para a San Genaro e a Festa de Santos Reis. Temos também que viabilizar o turismo de Natal e resgatar os festivais de música. Outra questão importante será discutir com a comunidade do samba uma forma viável de se resgatar o nosso tradicional carnaval. Temos que estruturar melhor o Centro de Eventos Antônio Carlos do Prado Batista, o recinto da Festa do Leite. Temos também no nosso Plano de Governo a proposta de criar o Programa de Topiarias para a formação de jovens, visando a difusão da técnica, revitalização das topiarias na Praça Central e ampliação para outras praças, rotatórias e avenidas, tendo como meta a atração turística e que Batatais seja referência da arte de topiaria. Para finalizar, afirmo que vamos investir com critério os recursos que Batatais recebe por ser Estância Turística do Estado de São Paulo. Vamos discutir com a sociedade a melhor aplicação desses recursos, para atender a finalidade que é proporcionar mais opções para nossa população e atrair visitantes.
REGINALDO DE OLIVEIRA (Sabará) – Acredito que sim. Estamos com visitas controladas, fazendo muita mídia social e também plotter de carros. As pessoas estão mais seletivas e sabem distinguir quem está preparado para administrar nossa cidade e quem está vendendo ilusão? Ainda não usamos panfletagem por acreditar que não vale a pena fazer essa superada nas casas, quando formos fazer nosso material vai ser higienizado e as pessoas vão solicitar para os moradores se querem receber nosso material que não vai ser jogado. Queremos mostrar que sou o mais preparado, inclusive para enfrentar as dificuldades que estamos passando com relação ao Covid-19, porque eleições terão outras, vidas não.
PROPOSTAS PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL: avançaremos com a realização de um conjunto de políticas, programas, projetos e ações direcionados à garantia do efetivo exercício de cidadania da população batataense, na perspectiva da superação das injustiças sociais, historicamente vividas pelas famílias, nas diferentes etapas de suas vidas. Queremos assegurar a cobertura, regionalizada dentro do município, dos serviços de média complexidade ofertados nos Centros de Referências Especializados de Assistência Social – CREAS e também CRAS; regulamentar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que dispõe sobre a organização da Política de Assistência Social no estado; criar uma coordenadoria para que faça a interlocução com nossa rede de entidades assistenciais, sociais, filantrópicas no sentido de oferecer suporte para executarem seus serviços; criar programa e projetos sociais e de esportes em espaços comunitários nos bairros; apoiar a estruturação de sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional no município, de forma a assegurar o direito humano à alimentação e nutrição adequada, com a implantação de Restaurantes Populares.
PROPOSTAS PARA O TURISMO: promover o desenvolvimento para todos é um dos eixos principais do nosso programa, que terá como foco o turismo nas suas várias formas. Turismo de eventos, exemplo do carnaval, festa do leite e outros; parcerias com técnicos de turismos formados pela nossa ETEC; parcerias com empresas para divulgar nossa cidade; terminar as obras do Lago Municipal e revitalizar nossa Cachoeira.
SEBASTIÃO MAZZARON – Inicialmente ficamos preocupados com a segurança e a saúde dos eleitores nesse período, porém fomos surpreendidos, pois, mesmo com toda a adversidade do momento, temos conseguido estabelecer um diálogo com a população, divulgar nosso Plano de Governo. Convidamos todos os batataenses para conhecerem nossas propostas na TV e na Internet. Avançamos muito nessa última gestão do prefeito Zé Luís e Batatais não pode parar!
PROPOSTAS PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL: Manter e aprimorar o Sistema Informatizado Prontuário Digital (SUAS) utilizado atualmente nos atendimentos realizados na Proteção Social Básica – PSB e Proteção Social Especial – PSE, com o intuito de assegurar a exata leitura de diagnóstico da demanda social municipal territorializada; implantar um Programa de Transferência de Renda (PTR) Municipal vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para atendimento às famílias que se encontram em acompanhamento de modo a assegurar acesso a renda e melhor aplicação dos recursos oriundos do Orçamento para Benefícios Eventuais; ampliar o número de vagas nos programas e projetos da Terceira Idade e viabilizar a construção de uma nova unidade do Centro de Convivência do Idoso, expandindo ação do projeto;
PROPOSTAS PARA O TURISMO: Implementar o Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico Integrado – PDDTI; promover o desenvolvimento do turismo no Município, gerando novas fontes de emprego e de renda e circulação de divisas; incentivar e atrair os investimentos voltados à infraestrutura turística; incentivar e subsidiar a qualificação e aprimoramento dos empreendedores e mão de obra voltada ao turismo; buscar parcerias e apoio da iniciativa privada para dotação de infraestrutura turística; divulgação das potencialidades turísticas do Município, bem como do seu artesanato e produtos locais; aprimorar e manter o Desenvolvimento de souvenires relativos aos bens históricos e culturais e com foco nos turistas de modo a usar a nova programação e identidade visual criadas para serem empregadas em souvenires relativos aos bens históricos e culturais e com foco nos turistas (desenho de novas camisetas, canecas, pins, pequenas maquetes de impressão 3D, etc.); estimular o potencial econômico do entorno dos locais com significativo recurso natural, através do desenvolvimento de atividades turísticas e do manejo sustentável destes recursos; fortalecer a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, criada com a Reforma Administrativa, e seus Departamentos de Turismo e do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e executar os projetos previstos no Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico Integrado (PDDTI); executar os projetos já elaborados de Requalificação do Centro Cultural e da Estação Cultura; executar o projeto de Requalificação da Praça Cônego Joaquim Alves, com a criação de calçadão interligando as duas porções do jardim e a valorização do paisagismo e sua iluminação cenográfica (projeto já aprovado – DADE 2020)