Foi aprovado na Câmara Municipal, em primeira votação, na sessão de terça-feira, 2 de abril, o projeto de lei que dispõe sobre a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico Integrado da Estância Turística de Batatais. A proposta, que ainda será apreciada definitivamente na próxima sessão, contempla todo o trabalho que vem sendo desenvolvido no nosso município, onde temos hoje um calendário com eventos para todos os meses do ano, com estabelecimento de novos atrativos fixos, roteiros e rotas, implantação do turismo rural, além dos estudos para novos investimentos no futuro.
O diretor de Turismo da Prefeitura de Batatais, José Paulo Fernandes, fez uso da palavra para destacar a importância desta atualização. “Somos estância turística e ter o plano diretor do segmento atualizado é uma necessidade, seja para o melhor planejamento das ações, como também para poder prestar contas para o estado sobre como vem sendo direcionados os investimentos do Dadetur. Temos reformas em andamento do bosque, da praça central e já tivemos na atual gestão as reformas do centro de eventos, tudo isso com recursos do estado e contrapartida do município”, ressaltou.
Ocorre que no ranqueamento das estâncias um dos itens importantes é ter o plano diretor atualizado. “Ficamos durante 6 meses diariamente atualizando todas as informações. Agora temos um plano que retrata a nossa realidade, com mais atrativos, mais eventos, com guia virtual e com mais turistas vindo pra cá”, salientou.
Confira algumas das propostas do plano diretor para os próximos anos:
Monitoramento e WIFI gratuito na Praça Cônego Joaquim Alves e no Lago Artificial Ophelia Borges Silva Alves
Objetivo: Implementação de Câmaras de Monitoramento e Wifi gratuito mediante questionário a ser respondido pelos usuários da praça. O questionário versará sobre temáticas relativas à cultura e turismo em Batatais.
Prazo Máximo: ano de 2025.
Sinalização Cultural e Turística na Escala dos Pedestres
Objetivo: Implementação de sinalização relativa aos pontos culturais e turísticos da cidade, com informações sobre a história dos pontos/edifícios e horário e tipo de funcionamento. Tal finalização deverá figurar à escala dos pedestres. Também poderá ser elaborada sinalização relativa aos bens imóveis inventariados pelo município e que sejam de interesse do patrimônio histórico, artístico e cultural.
Prazo Máximo: ano de 2026.
Sinalização das propriedades rurais que fazem parte dos roteiros estabelecidos no município
Objetivo: Implementação de sinalização relativa as propriedades rurais que estão fazendo o turismo receptivo e, também, estabelecimentos comerciais que atendem os turistas na zona rural.
Prazo Máximo: ano de 2025.
Obra de Requalificação do Parque Náutico “Engenheiro Carlos Zamboni e Cachoeira dos Cayapós”
Objetivo: Requalificar o Parque Náutico “Engenheiro Carlos Zamboni e Cachoeira dos Cayapós” visando a implementação de atividades que fomentem o lazer, o esporte e o turismo de modo compatível com a estrutura existente no local e a suas características ambientais.
Prazo Máximo: ano de 2026.
Projeto e Obra de Requalificação do principal Eixo Comercial da cidade.
Objetivo: Requalificar o eixo composto pelas ruas que se iniciam na Praça Dr. Fernando Costa e passam pelas ruas Marechal Deodoro, Ladeira Dr. Mesquita, e Coronel Joaquim Rosa. Também a rua Dr. Leandro Cavalcante compõe a área de maior intensidade comercial da cidade. O projeto deverá buscar melhorias relativas à padronização visual, de acessibilidade, sinalização, mobiliário urbano, paisagismo, etc.
Prazo Máximo: ano de 2029.
Contratação, por meio de Concurso Público, de 03 (três) Guias Turísticos (Nível Técnico) para o Município
Objetivo: Realizar, por uma segunda vez, o CONCURSO PÚBLICO, para três Guias Turísticos. A primeira edição do concurso não teve aprovados. O objetivo é melhorar e qualificar a infraestrutura de acolhimento aos turistas.
Prazo Máximo: ano de 2025.
Elaboração de diagnóstico Turístico para desenvolvimento de produtos e atividades de turismo de vivência e experiência.
Objetivo: contratar empresa especializada para o desenvolvimento de produtos e atividades de vivências e experiências turísticas para o município de Batatais, buscando ampliar o turismo receptivo. A proposta deverá proporcionar o desenvolvimento de grupos produtivos através da criação de produtos e atividades de vivência e experiência, aquecendo e fomentando o turismo local, bem como o orgulho do povo batataense. Dar pertencimento aos nossos artistas sobre sua história, tradições e riqueza cultural.
Prazo Máximo: ano de 2026.
Projeto e obra de adequações climáticas, de acessibilidade, de combate a incêndio, novas cortinas e reformas estruturais no Teatro Municipal de Batatais.
Objetivo: Terminar as obras com o objetivo de qualificar o Teatro Municipal de Batatais. A instalação do aparelho de ar condicionado já está sendo contratada. Destaca-se a importância regional do Teatro (509 lugares).
Prazo Máximo: ano de 2027.
Projeto e obra de requalificação do Terminal Rodoviário Roberto Pimenta Marques para uso de passageiros e, também, para pequenos eventos públicos.
Objetivo: atender ao embarque e desembarque de passageiros em local exclusivo, com acessibilidade e organizado e, também, um espaço para uso coletivo em eventos e feiras, buscando utilizar de forma adequada e ampliada esse equipamento público.
Prazo Máximo: ano de 2028.
Criação do “Banco de Projetos do Turismo” de iniciativa da sociedade, com incentivo por meio de chamamentos públicos, para o desenvolvimento de novas oportunidades do turismo receptivo.
Objetivo: acolher novas propostas, com incentivo, para democratizar o segmento turístico de Batatais, valorizando iniciativas que visem à capacitação, a qualificação e o fortalecimento dos diversos setores do trade.
Prazo Máximo: ano de 2025.
Implantação de Ciclofaixa na Avenida Prefeito Washington Luis, com ampliação futura até a Estação Cultura, passando pela Ana Luíza, com sinalização até o Horto Florestal.
Objetivo: oferecer um espaço para a prática do ciclismo nos finais de semana para batataenses e visitantes é o objetivo desta proposta. A sinalização fixa, com pintura de solo, e a móvel, com placas, cones e fechamento do trânsito deverão compreender inicialmente o trecho entre o Lago Artificial e Rodovia Cândido Portinari, garantindo a circulação de veículos na Rua Ana Luiza e ruas paralelas.
Prazo Máximo: ano de 2025.