A Câmara de Batatais alugou um imóvel, que fica na praça Dr. Washington Luís, exatamente ao lado do prédio do poder legislativo, para arquivos e exposição do acervo histórico.
De acordo com a assessoria da Câmara, um dos objetivos principais da casa locada, no valor de R$ 7 mil mensais, é abrigar arquivo de documentos de diversos departamentos. “Além de toda a documentação gerada pelas atividades legislativas, temos também os documentos produzidos pela rotina administrativa da Câmara. Apesar de toda tecnologia dos dias atuais, muita coisa ainda é feita “no papel” e, a depender da legislação, existem documentos que devem ser armazenados por até 30 anos. Por isso, alguns departamentos estão carentes de espaço para guardar seus documentos”, informou Érika Cardeal, assessora de imprensa.
Outro objetivo da casa é abrigar e expor parte do Acervo Histórico da Câmara. Neste acervo podemos destacar fotos, jornais antigos, objetos pessoais de José Augusto Fernandes, documentos escritos e assinados à mão por Washington Luís, a planta original do prédio da Câmara feita em 1925 por Rômolo Rigotto, além de outras plantas de casarões históricos. Todos os documentos referentes à doação das telas de Portinari ao município também estão arquivados na Câmara Municipal. São fragmentos importantes da história que devem ser salvaguardados e que precisam estar disponíveis a quem interessar. “É justo que todo este material, que é memória da cidade e do seu povo, esteja acessível à população. A casa também abrigará a Assessoria de Imprensa e a equipe de Som e Imagem, que terão um espaço destinado a produção de material audiovisual informativo e jornalístico. Dando sequência aos objetivos do imóvel, ele contará, também, com um espaço multifuncional, que poderá ser usado, pela população, para atividades diversas, como exposições, apresentações, reuniões e oficinas. Neste momento, a Câmara está preparando o local, fazendo a curadoria dos itens que serão expostos, preparando o mobiliário e os equipamentos necessários para a abertura da casa à população. As novas dependências da CMB vão estreitar as relações da Casa do Povo com o povo e do povo com sua história”, concluiu.
Homepage
>
Destaques
>
Câmara de Batatais aluga imóvel para abrigar arquivos e exposição do acervo histórico