O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Facesp assinou, na semana passada, um acordo de cooperação com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O objetivo foi ampliar o alcance do programa Qualifica Mulher e dar projeção às mulheres do País.
A cooperação busca capacitar mulheres – em especial aquelas em situação de vulnerabilidade social – que já tenham o próprio negócio ou desejam empreender como micro e pequenas empresárias estabelecidas no Brasil. A iniciativa acontecerá por meio de cursos e atividades.
SOBRE O QUALIFICA MULHER
Instituído pela Portaria 3.175/20, o projeto Qualifica Mulher tem a proposta de formar uma rede de parcerias com o Poder Público e instituições privadas. O intuito é fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Os cursos gratuitos atendem, prioritariamente, mulheres que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e/ou médio, ou que não tenham escolaridade.
Os eixos de atuação do projeto contemplam o “Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional”, “Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo” e “Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras”.
Conheça os cursos do Projeto que estão com as inscrições abertas: www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/qualifica-mulher/inscricoes-abertas