O nosso entrevistado de hoje é o Secretário Municipal de Esportes João Bosco Marques. Com 57 anos, casado, pai de quatro filhas o Professor Bosquinho, como todos o conhecer, é formado em Educação Física e Pedagogia, atualmente também ministrando aulas no Estado e no Colégio ABE, onde exerce ainda o cargo de presidente da tradicional unidade escolar batataense.
JC – Professor Bosquinho, você deixou a cadeira que conseguiu na Câmara para ocupar o comando da Secretaria de Esportes. Como tem sido a experiência?
Bosquinho: Quando fui eleito, tive o convite do Prefeito José Luís Romagnolli, de estar assumindo a Secretaria Municipal de Esportes. Tive de pensar e repensar, pois era um pequeno espaço de tempo em que tinha que dar a resposta para ele, e não podia dar uma resposta seca. Olhei quem estava na primeira suplência, era o Ocimar, um rapaz de boa índole e que estava tentando várias vezes uma cadeira na Câmara. Eu já tinha uma experiência de 4 anos. E também tinha o gosto do Esporte, eu sempre fui esportista, como fui atleta profissional, recebi convite feito pelo Prefeito que é a maior autoridade da cidade, você não pode deixar passar despercebido. Eu aceitei, pois, sabia que tinha condições de contribuir para a Secretaria. Sabia de todas as dificuldades que iria encontrar. Mas sabia que poderíamos contribuir com a melhoria no espaço.
JC – Percebe-se que mesmo sem muitos recursos disponíveis a Secretaria tem conseguido realizar os eventos principais. Para esse ano teremos alguma novidade em termos de competição?
Bosquinho: Traçamos um calendário para este ano de 2020, para não sofrermos tanto como aconteceu em outros anos, pois não podíamos deixar de dar continuidade nos projetos que já existiam, como o Arremesso Certo, os projetos de futsal com as escolinhas, e em contrapartida criamos outros projetos, como do Handebol, da Hidroginástica, o Atleta do Futuro, que fomos buscar em São Paulo junto ao SESI. A novidade este ano é que iremos ter a Escola SESI totalmente aberta para nosso Projeto. De segunda à sexta na parte da tarde estaremos utilizando o espaço para dar continuidade a esse trabalho. Estaremos também aos sábados no período da manhã, com as portas abertas para poder atender. As crianças de 6 a 17 anos de idade já começaram a fazer as inscrições para participar de várias atividades esportivas, como Handebol, Basquete Futsal, Futebol, Atletismo. Estamos convidando a todos nas redes sociais e também na imprensa para participar. A novidade é a renovação deste projeto, pois várias cidades não conseguiram a renovação para mais um ano pois não realizaram um bom trabalho, mas Batatais cumpriu suas tarefas com bom desempenho.
JC – As escolinhas, em especial as mantidas pelo Projeto realizado em parceria com SESI, que você informou, atendem quantas crianças?
Bosquinho: Hoje temos a média de 800 crianças sendo atendidas, pois temos poucos profissionais na área. Mas todos passaram por um treinamento no ano passado para dar continuidade. A média de idade é de 6 a 17 anos de idade.
JC – Você concilia o trabalho na Prefeitura e também outras atividades. Como é a rotina do Professor Bosquinho, quais os seus locais de trabalho?
Bosquinho: Dou aula na Escola do Estadual em Ribeirão Preto duas vezes por semana e também no Colégio ABE três vezes na semana. Tenho o Projeto ‘Crianças do Futuro’, aos sábados no campo dos Liberais, dou aulas de Hidroginástica de terça e quinta-feira, no Braga Morato e, sou Secretário de Esportes. Graças a Deus temos conseguido empenhar e fazer um bom trabalho.
JC – Você sente hoje que é mais difícil ocupar a chefia de uma Secretaria Municipal, do que exercer mandato de vereador?
Bosquinho: Na realidade não é mais difícil, é mais trabalhoso. Quando assumi, tive amigos que me disseram ‘poxa, você vai deixar a Câmara onde são 15 vereadores a serem cobrados, e vai assumir a Secretaria onde você será o único a ser cobrado’, mas sempre vivi através de desafios. Hoje, na prática, eu acúmulo o cargo de Vereador e Secretário, porque eu não deixei de ser Vereador, deixei de ser no papel, e não recebo por ser Vereador e sim por ser Secretário, mas continuo acompanhando o trabalho na Câmara, continuo acompanhando nossa comunidade que eu tanto ajudo, continuo com os projetos sociais com famílias carentes. Então, é muito difícil, mas graças a Deus estou com muito orgulho de chegar aqui nesses 3 anos e um mês com boa aprovação. De uma certa forma, eu coloco ai de uma média de 80% e continuarei trabalhando, deixarei a Secretaria da maneira que ela merece.
JC – Teremos nesse ano as Eleições Municipais Qual a sua perspectiva? Você vai se desincompatibilizar para ser candidato?
Bosquinho: As expectativas são muito grandes, até para a majoritária não sabemos quem vai e quem não vai. Eu estarei me desligando no dia 3 de abril, onde volto para a Câmara Municipal, e vou tentar mais uma vez a reeleição. Pelo trabelho que temos feito eu acho que é o momento de dar uma continuidade, temos que mostrar o que fizemos para a população, porque trabalhamos durante esses 4 anos, não abandonamos, não estamos ali só para receber o salário, nós trabalhamos arduamente e temos atendido a todos que nos procuram. Como funcionário público também terei de me afastar, então as aulas que tenho no estado, automaticamente eu deixo de estar presente na escola para poder participar mais uma vez das eleições de 2020
JC – O que seu partido, o PCdoB, está já organizando. Pretendem colocar um nome para concorrer ao cargo de prefeito?
Bosquinho: Tivemos várias reuniões no partido, temos um nome forte no partido, que é o de Reginaldo de Oliveira, o ‘Sabará’, que tem pretensões futuras. Porém, tudo irá depender da decisão do prefeito José Luis. Particularmente eu não posso ser ignorante de dizer, acho que o José Luis é um prefeito muito bom, é um nome muito forte, devido a tudo que já fez para Batatais, são 4 mandatos, e sabe tudo da cidade. Ele já declarou nas rádios, na TV, que ele não pretende mais ser candidato. Mas, existe o pedido da população e, até mesmo dos próprios Secretários, para dar continuidade nos próximos quatro anos para poder deixar a cidade na maneira que ela merece. Este ano terá várias obras que serão lançadas no primeiro semestre que terá uma melhora muito grande. Então nosso Partido tem de esperar uma decisão do prefeito, estamos filiados a ele e, se ele novamente for candidato estaremos o apoiando. Caso ele não vá, acredito que irá surgir no mínimo 4 candidatos a prefeitos na cidade, e o Sabará é um deles.
JC – A respeito da reedição da dobradinha entre Zé Luis e Mazzaron, acha possível, mesmo com os anúncios do prefeito de que não será mais candidato?
Bosquinho: Acredito que sim, como temos conversado, o Mazzaron tem tido uma atuação muito positiva como Vice, inclusive nos meses em que o Zé Luis se afastou o Mazzaron deu conta do recado, e ele viu que sentar naquela cadeira não é fácil. Durante esses três anos ele trabalhou juntamente com o prefeito, tem aí atuado dentro da comunidade. Eu acredito que possa continuar essa dobradinha. Caso não aconteça, a gente vê com bons olhos outros candidatos também que estão se preparando para poder assumir a cidade. E não é nada fácil administrar uma cidade, imagina você administrar sua casa, você, sua mãe, seu pai e irmão, o quanto é difícil. Agora imagina administrar uma cidade com mais de 60 mil habitantes. Não e nada fácil. Eu olhava a cidade como cidadão comum, depois vi como Vereador e hoje como Secretário, então vi a diferença, cada etapa é diferente. Vejo a dificuldade que o prefeito passa porque ele não fica de braços cruzados. A gente viu ao longo desses três anos o tanto de viagens que ele já fez buscando recursos.
JC – Você não acha que seria o momento de uma renovação no cenário político de nossa cidade?
Bosquinho: Acho que a renovação ela tem que haver onde há preparação. Temos hoje um grupo de Vereadores que vestiram a camisa, que trabalham, que desenvolvem, e temos aqueles aquele que infelizmente estão de braços cruzados. Acho que tem que haver renovação em todos os sentidos, mas se realmente houver uma necessidade. Tem que ter pessoas politicamente preparadas para assumir o lugar do outro, senão você irá colocar alguém pior. Então mantém.
JC – Você acha que Batatais não tem pessoas novas, capacitadas para assumir uma administração Pública?
Bosquinho: Não é que não temos, acho que precisa melhorar muito. Temos pessoas que estão aí, de uma certa forma, tentando desenvolver um trabalho. Mas acho que no momento o Zé Luis ainda é a melhor pessoa para administrar a cidade, então temos de renovar quando houver a necessidade e que tenha pessoas com credibilidade e confiança e, que esteja preparado para assumir.
JC – Em termos de cidade, em todas as áreas, o que falta para Batatais se desenvolver mais?
Bosquinho: Infelizmente acho que nossa cidade precisa muito de emprego, pois é ele quem faz uma cidade se desenvolver. Temos pequenos microempresários que vem lutando para tentar sobreviver e temos empresas um pouco maiores, que de certa forma, não estão dando uma total confiança para seu funcionário. Como o prefeito nos disse em uma reunião, se empresas como Jumil, Usina Batatais, Supermercados Nori e Real falirem, a cidade morre, porque são as que mais empregam na cidade. Então o emprego crescendo em Batatais, acho possível, estamos fazendo o trabalho de trazer empresas, como em Brodowski trouxe recentemente a Nestlé, para poder dar uma sustentabilidade maior para as famílias. No próprio novo Distrito mesmo, o microempresário indo para lá e construindo, ele irá deixar de pagar um aluguel, isso de uma certa forma ele poderá contratar mais funcionários e crescer, e torcemos para que isso aconteça. Se conseguirmos trazer uma empresa de porte médio para Batatais, teremos mais empregos para todo mundo, não precisará de nossos habitantes sair daqui para trabalhar em Ribeirão, Franca, São Carlos, pois vemos esta juventude quando se forma, todos vão embora. Minha filha acaba de se formar e tem duas propostas de trabalho, uma em Belo Horizonte e outra em São Paulo. Então nossa região também carece desta mão de obra qualificada. Mas acredito muito que Batatais está sendo preparado para daqui dez anos, os próximos administradores, terem tudo para poder trazer de certa forma mais empresas e as coisas melhorarem para todos nós.
JC – As conquistas que tiveram sua participação no atual governo. É possível destacar?
Bosquinho: Bem, durante este período de Secretário, posso falar como Vereador também, em março de 2013, estivemos em Brasília, junto com o Sabará e, conseguimos uma verba de R$ 1 milhão para a cidade na área do esporte, porém, infelizmente a gente não sabe de que maneira esse dinheiro acabou, de uma certa forma caducando, já que até mesmo as licitações estavam feitas. Passou-se o tempo e infelizmente perdemos uma verba deste tamanho. Mas temos ajudado muito na parte da Secretaria. Em 2017 trouxemos para Batatais a corrida de rua ‘Circuito Cidades Paulistas’, que fica em R$ 200 mil reais para se realizar, e conseguimos gratuitamente, através da CPFL. Ano passado conseguimos fazer uma outra corrida, a ‘Corrida contra o Câncer’, que fica na média R$ 150 mil e conseguimos trazer. Também vários campeonatos que trouxemos, como Copa Jiu-jitsu Paulista, Campeonato Paulista de Ciclismo, Paulista de Judô, então são várias competições que outras cidades não conseguiram levar, e nós sim, porque fomos atrás. Então dentro da área do Esporte conseguimos, mesmo sem o recurso, buscar essas parcerias. Tenho que agradecer muito o Marcelo Nogueira que vai, liga, corre atrás, consegue muitas coisas. O Próprio projeto ‘Atletas do Futuro’, que é um projeto caríssimo que conseguimos trazer e renovar o contrato. E também os projetos Municipais que você precisa também ter jogo de cintura para fazer continuar também, como a Hidroginástica que dá super certo, voltamos os Jogos Inter Escolares, que foi um sucesso total. Então são várias ações que dentro da área esportiva trabalhamos para, de certa forma, ajudar a administração.
JC – Qual sua avaliação para os Governos Bolsonaro e Doria?
Bosquinho: É o que já dissemos, todos queriam um novo. Atiramos para o alto e, nos caiu este rapaz, o presidente Jair Bolsonaro. De início achei muito conturbado, falando muita coisa, de repente ele deu uma esquivada. Hoje tenho um olhar mais positivo em relação a atitudes que ele está tomando, e tenho esperança, porque do político, tudo você tem de esperar algo diferente. Temos que ter confiança, eu confio porque, nós colocamos ele no governo, e temos que torcer para que ele possa fazer um bom trabalho, pois ele não irá beneficiar somente aquele que votou nele, mas aquele que não votou também. Mas temos aí o Governador de São Paulo, João Doria, começou a dar uns tiros no pé também, mexeu com a educação, muitas coisas que não terá benefícios nenhum, fazendo a educação se transformar hoje em quatro partes, nas férias do aluno, é uma mudança que não irá ajudar. Outra questão é esta Progressão continuada, que também não leva a lugar nenhum. O que isso quer dizer; o menino passa de ano sem saber ler e escrever, isso é um absurdo. Então o Governo de São Paulo eu não vejo com bons olhos, até porque ele mexeu com a área da Educação que é a área que atuo, então vimos o tanto que ele deixou de nos valorizar porque hoje quem move o país se chama Educação. Então infelizmente vejo um futuro negativo em São Paulo. Para o Brasil, vejo com bons olhos.
JC – Qual nota você daria para seu mandato na Secretaria?
Bosquinho: Olha, aqui somos uma equipe. Não sou sozinho, tenho o Marcelo ‘Bolão’, que é Diretor de Esportes; Borelli e Júlio César que são coordenadores; Ione Capatto, que é professora e também nos ajuda muito na administração; temos as professoras Sandra, Teresa e o Milton, que atua na parte de jardinagem; Mané no Ginásio; Marcos que nos ajuda na parte de limpeza e piscina; a Neide que é nosso braço direito aqui; temos a Sônia, Cecília e dona Cida que ficam no Braga Morato. Então somos uma família aqui dentro. A nota que dou é 8, mas que não é para o professor Bosquinho, e sim para toda nossa equipe. Poderia ser melhor? Poderia. Mas poderia ser pior também. Com o pouco que temos aqui, nós conseguimos fazer muito.
JC – Em 2019 a Secretaria voltou a criar sua página para divulgar suas ações e atividades. Acha que deu mais visibilidade e credibilidade no trabalho feito pela Secretaria?
Bosquinho: Olha, a ajuda que recebemos do Alef Oliveira, recentemente formado em Jornalismo, foi de suma importância para nossa Secretaria. Porque até então tínhamos vários eventos, ações, projetos, mas ninguém ficava sabendo. As vezes falávamos na TV, Rádio, uma pequena matéria no Jornal, mas tem quem não acompanhe nenhuma destas mídias e, éramos muito cobrados lá fora como se não estivéssemos fazendo nada. Com a criação da página, todos os nossos eventos, ações, competições, reuniões e projetos tem sido divulgado diariamente. Hoje podemos dizer que 80% de nossa população sabe o que a Secretaria de Esportes faz. Tenho ido em vários lugares pela cidade, e me vem pessoas que não tenho conhecimento, me parabenizar, dizendo que acompanha nossos trabalhos e projetos. Teve algumas críticas, dizendo que só divulgamos fotos, mas as fotos estão mostrando a realidade do que está sendo feito. Mas temos vídeos também na página. Tudo para nós foi de extrema importância, pois as redes sociais, principalmente o Facebook é uma ferramenta utilizada por todos e estão vendo nosso trabalho.
JC – Caso fosse Prefeito, quem você colocaria e indica para assumir a Secretaria de Esportes?
Bosquinho: Olha, temos muitas boas pessoas e com qualificações profissionais, mas hoje, eu particularmente tenho duas pessoas que eu indicaria para assumir. O primeiro nome seria do professor Júlio Silva César, que é nosso professor de Basquete aqui, uma pessoa muito qualificada, de trabalho humilde e, tem a formação de Educação Física, porque para assumir você precisa desta formação. Outra pessoa que vejo com bons olhos, é o Marcelo Nogueira, hoje ele não pode assumir porque não tem a formação, mas futuramente vejo com um nome forte para assumir, podendo fazer até uma dobradinha, com o professor Júlio e o Marcelo, que terá sua formação em Educação Física, porque é uma pessoa que luta, que corre atrás. Mas temos também outros bons nomes, como da professora Ione, que também está aqui conosco, professora Sandra, Teresa, todas com muita capacidade de assumir.
JC – Nos deixe as suas considerações finais:
Quero agradecer ao Jornal pela oportunidade de poder estar falando e, também quero agradecer a toda a população de Batatais que ao longo desses três anos esteve conosco, os esportistas, aos pais das crianças e crianças que fazem parte dos projetos, nossos funcionários, aos voluntários que também nos ajudam. E por fim, quero agradecer muito ao prefeito José Luis Romagnolli que me deu a oportunidade de assumir a Secretaria, e dizer que estamos aqui por um período, ele é passageiro, mas vamos tentar fazer o máximo do máximo para poder de uma certa forma dar condições para os esportistas e para o funcionário praticar sua atividade esportiva.