O Brasil pode não ser abençoado pelos seus governantes, mas por Deus e pela natureza disso não temos dúvidas.
Vasto litoral, florestas, rios, sol e ventos o ano inteiro, não é para qualquer pais. Nessa abundância, agora os ventos podem nos salvar.
A covid19 prejudicou muitos setores, mas impulsionou outros investimentos, entre eles o setor de energia eólica que é uma matriz energética sustentável, limpa, não emite gases estufa e aparece como instrumento vital na luta contra as mudanças climáticas e o aquecimento global. A matéria prima é renovável, natural e não gera poluentes, diferente dos combustíveis fósseis que já estão no passado.
E é do Nordeste com seus ventos fartos que vem a boa nova, lá temos uma grande incidência e uma boa safra de ventos e hoje a região já conta com mais de 8300 aerogeradores em 695 parque eólicos responsável por parte considerável da energia elétrica na região com potencial crescente anual e com capacidade de transmissão para o Sul e o Sudeste que estão carentes de energia pela crise hídrica, falta de chuvas, má gestão pública e dependência total das hidrelétricas.
A energia eólica, vem da força dos ventos (10 a 12 metros/segundo) que movimentam as pás de 40 metros cada uma em uma torre de 80 metros e faz girar um eixo que está no topo da torre, este passa por um multiplicador que acelera a energia mecânica transformando-a em energia elétrica, está desce por cabos no interior das torres e chegam até as subestações onde a tensão é levada até as redes de transmissão, que mandam até os postes que são as redes de distribuição e daí até os centros consumidores.
A eólica é hoje a nossa segunda maior fonte, mas será a primeira e temos potencial para cobrir o Brasil todo com essa fonte de energia limpa, barata e que vai diminuir os custos da nossa conta de luz. Na Bahia já tem parque eólico que abastece 850 mil domicílios e ainda está em estudo implantar 22 projetos em alto-mar onde os ventos são melhores ainda.
O Brasil dá certo, esse pais é maravilhoso, pena que a erva daninha que nele cresce é difícil de ser extirpada, mas essa terra ainda vai cumprir seu ideal.