Pelo segundo ano consecutivo sem os desfiles tradicionais das escolas de samba no Sambódromo Carlos Henrique Cândido Alves, Batatais mantém viva a chama do Carnaval com iniciativas populares. Os Blocos ‘Só mais um’, que hoje reúne milhares de foliões; o ‘Blocão do Morro’, que surgiu a partir do grupo de bateria da Escola de Samba Unidos do Morro e é uma boa novidade, e o ‘Que Bloco é esse?’ se encarregam de manter a cidade com alegria durante os festejos de momo.
Já é a oitava vez que o tradicional desfile das escolas deixa de ser realizado, somando apenas o período em que Batatais recebeu o título de Estância Turística do Estado de São Paulo, em 1994. Os desfiles não ocorreram em 1999, 2000, 2001,2004, 2016, 2017, 2019 e 2020.
A Prefeitura informou que oferece apoio aos blocos, com a contratação do carro de som, tipo trio elétrico, banheiros químicos, tendas e seguranças. Serão quatro dias com cortejo dos blocos, finalizando as apresentações na estrutura que será montada no mesmo local do ano passado, em frente ao Terminal Rodoviário, no Lago Artificial.
PROGRAMAÇÃO:
– O Bloco ‘Só Mais Um’ fará duas apresentações, dia 22 (sábado) e 24 (segunda-feira). No dia 22 a concentração terá inicio às 14 horas com a abertura feita pelo Maracatu Chapel do Sol em frente a Escola Washington Luis e o cortejo as 16 horas, que levará os foliões pela região central, passando por pontos turísticos seguindo até o Lago Artificial. Já no dia 24,, às 16 horas, o trajeto será iniciado na parte superior da Avenida Prefeito Washington Luis e terá a participação especial do Bloco do Bilinha, também com destino o Lago.
– O ‘Blocão do Morro’ também fará duas apresentações, dias 23 (domingo) às 15 horas e 25 (terça-feira) às 14 horas. Nas duas datas o bloco fará o mesmo trajeto, saindo da quadra do Altino Arantes em direção ao Lago Artificial.
– O ‘Que Bloco é Esse’ fará duas apresentações em local fixo, dias 23 (domingo) e 25 (terça-feira) e terá inicio por volta de 14 horas na estrutura que estará disponível em frente ao Terminal Rodoviário. Os foliões que não quiserem seguir o cortejo, poderão esperar os blocos curtindo o grupo que foi inspirado nos blocos baianos “Ilê Aiyê e Olodum”.
– O CarnaPet, novidade que foi anunciada nos últimos dias, será realizado no dia 24 (segunda-feira) das 14 horas as 15h30, onde os foliões poderão levar seus animais de estimação fantasiados para aproveitar a festa. A ação visa ajudar entidades de proteção aos animais fazendo arrecadação de ração e um mini concurso de fantasia ‘pet’.