Os casos de Covid-19 lotam os serviços disponíveis no município e já foi necessário transferir paciente de Batatais para internação em Ribeirão Preto. Até o fechamento desta edição o número de casos confirmados da doença em nosso município se aproximava de 2500, desde o início da pandemia, com 10 internados na Ala Covid e 93 em isolamento domiciliar.
A EVOLUÇÃO DA PANDEMIA
Os gráficos com dados a partir do início deste ano mostram um incremento importante na virulência do vírus. A taxa de crescimento passou de um patamar de 10% para 18% de forma praticamente instantânea.
Segundo informações que obtivemos com a Secretaria Municipal de Saúde, houve um aumento significativo no percentual de internados em relação ao número de ativos. No dia 15/01 foi registrado o pico de casos ativos, com 211 casos e 8 internados, e na semana seguinte não houve aumento de internados. Ja no dia 1º de março, Batatais estava com 79 casos ativos e 11 internados.
A Secretária de Saúde, Bruna Toneti, participou de uma videoconferência durante esta semana, onde o Governador João Doria e autoridades da saúde pública do estado destacaram o momento difícil e as ações a serem implementadas. “Vivenciamos uma situação de gravidade da pandemia, sendo necessário o planejamento de medidas concretas para a diminuição da propagação do coronavírus em Batatais, bem como evitar o colapso do SUS não só no município, mas também na região. Temos explosões de casos, recordes diários de mortes e aumento de pacientes graves necessitando de leitos hospitalares. Nesse momento, a gestão em saúde baseia-se na ciência e nas evidências dos fatos para a tomada de decisões, mantendo a defesa intransigente e radical da vida”, ressaltou.
FASE VERMELHA ATÉ DIA 19 DE MARÇO
O Governador João Doria confirmou na quarta-feira, 3 de março, que todos os 645 municípios do estado regrediram para a fase vermelha do Plano São Paulo. A etapa mais rigorosa de restrição de mobilidade urbana e serviços não essenciais fica em vigor até o próximo dia 19 devido ao aumento alarmante de casos, internações e mortes causadas pelo coronavírus. “Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso na saúde. Isso exige medidas urgentes e coletivas”, afirmou o Governador. “São 14 dias de fase vermelha. Vamos enfrentar as duas piores semanas da pandemia no Brasil desde março do ano passado”, acrescentou Doria.
AGENDAMENTO DE VACINAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou o agendamento para vacinação contra covid-19. Os primeiros a serem agendados foram os idosos de 77 a 79, mas apenas 280 doses chegaram para esse público. Na prática a campanha segue, mas infelizmente não está chegando o número de vacinas suficientes para atender todos de cada grupo prioritário. Pessoas com idade de 80 a 84 ainda não foram imunizadas com a primeira dose em Batatais.
Mas, segundo a Secretaria, assim que mais doses forem chegando o agendamento deverá ser feito pelo site da Prefeitura de Batatais, clicando no link: http://www.batatais.sp.gov.br/vacina/controlecidadao/.
No dia e horário agendados para receber a vacina, é preciso ter em mãos um documento oficial com foto do idoso, CPF, comprovante de endereço de Batatais atualizado e o número do protocolo do agendamento. Os idosos que tiverem dificuldade para inscrição devem pedir auxílio ou se informar pelo telefone 36621779.