O Governo do Estado de São Paulo anunciou neste mês a ampliação do Programa Ensino Integral (PEI). A rede vai contar, no total, com 2029 escolas estaduais do PEI, espalhadas em 457 cidades (alcance de 70,8%). Destas, 952 novas unidades escolares. Serão 149 novos municípios atendidos.
Atualmente, são 448 mil estudantes do ensino fundamental e ensino médio beneficiados em 1.077 escolas, de 308 cidades.
Em Batatais, além da Escola Estadual Silvio de Almeida, também passarão a trabalhar com o ensino integral as escolas Professor Geraldo Tristão de Lima e Dr. Washington Luís.
Em contato com o Secretário Municipal de Educação, Professor Victor Hugo Junqueira, ele disse que a ampliação de mais duas escolas do Programa de Ensino Integral no município de Batatais representa maiores oportunidades de aprendizagem e acesso ao conhecimento. “O modelo apresenta uma proposta de ensino baseada no protagonismo juvenil e em atividades práticas e diversificadas visando o desenvolvimento da autonomia e da formação plena dos estudantes. Desejamos que este modelo tenha sucesso nas novas escolas e contribua para formação educacional da nossa comunidade”, ressaltou.
O que é o PEI?
Criado em 2012, o programa, segundo a Secretaria Estadual de Educação, potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão. São trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida. São dois formatos: 7h e 9h. No primeiro, as escolas oferecem dois turnos – das 7h às 14h e das 14h15 às 21h15. No turno único, as aulas ocorrem entre 7h e 16h.
Como posso efetuar a matrícula dos meus filhos no PEI?
Interessados que não possuem matrícula ativa na rede podem realizar a solicitação de inscrição a partir de 06/12, de forma online, na Secretaria Escolar Digital (SED), ou presencialmente em qualquer unidade da rede pública, conforme agendamento prévio. Ao preencher a ficha, é necessário indicar o interesse em cursar o ensino integral.
Os estudantes que já estão na rede pública e tem interesse em cursar o ensino integral podem solicitar a transferência para as unidades PEI antes do início do ano letivo, entre 3 e 6/01/2022, por meio da plataforma SED, pelo perfil do responsável cadastrado, ou em qualquer escola da rede pública.
E qual é o impacto das escolas do PEI na aprendizagem?
Os investimentos na jornada integral refletem em melhores resultados. Em 2019, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) indicou que:
– Escolas PEI cresceram 1,2 ponto; enquanto as regulares, 0,6;
– Das escolas estaduais de ensino médio de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs;
– 9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs;
– No primeiro ano, o ganho da escola já é de 32%.
“Não é sobre ter mais tempo. É mais do que isso”, resume o Secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares. “É relevante tudo o que o aluno faz neste tempo. Por exemplo, no PEI, o estudante vai ter um professor atuando como tutor individual. Os jovens vão poder falar sobre Projeto de Vida, organização e orientações de estudo e participar de Clubes Juvenis, onde os estudantes, de forma protagonista e autônoma, criam projetos de temas relacionados ao Projeto de Vida. Isso sem falar de ações experimentais para colocar a ‘mão na massa’. Enfim, uma série de oportunidades que fortalecem o vínculo escolar e promovem o desenvolvimento”, resume Rossieli.