O Vereador Júlio do Sindicato Rural (foto) apresentou, e teve aprovado na Câmara Municipal, o Requerimento de número 2373/2019, cobrando do comando da Polícia Militar no Estado de São Paulo a ampliação do efetivo para a 2ª Companhia de Batatais. Na solicitação, encaminhada em maio desse ano, Júlio ressalta que o Município, com mais de 62 mil habitantes, conta com um número reduzido de policiais, além de perceber a elevação dos números da violência.
A Polícia Militar encaminhou como resposta ao vereador, assinada pelo Tenente Coronel Marcus Alexandre Moraes de Araújo e pelo Coronel Subchefe, Marcus Vinícius Valério, informações sobre a legislação, que estabelece critérios para distribuição do efetivo, baseando-se em dados oficiais e o número de moradores. “O efetivo fixado é de 52 policiais militares para Batatais e o existente é de 45, sendo que destes, 2 usufruem licença sem vencimentos, um está na Escola Superior de Sargentos e um segue no presídio militar Romão Gomes, restando, portanto, prontos para serem empregados, 41 policiais. A defasagem de 17,16% de efetivo na área do 15º Batalhão, é a média em todo o Estado”, informaram. No documento, a corporação ressalta que o estudo criminológico e histórico de ocorrências não aponta cenário de aumento de índices, ocorrências de grave perturbação da Ordem Pública no Município.
O Coronel Marcus Vinícius ressalta que atualmente encontram-se em andamento concursos públicos pelo Governo do Estado visando a contratação de 2700 novos soldados para a Polícia Militar em dezembro desse ano, e outros 5400 divididos em dois editais, com posses previstas para maio e novembro de 2020. Os soldados serão distribuídos em todo o estado.
Em relação às viaturas, cobrança também do Vereador Júlio, a frota, que possui nove veículos em Batatais, está ajustada ao efetivo fixado. “Ressalto que foi entregue ao município no mês de julho uma viatura para renovação da frota de Radiopatrulha e há previsão de distribuição de uma base comunitária móvel”, informou o Coronel.
Júlio do Sindicato Rural agradeceu a atenção do comando da Polícia. “Ter as informações corretas é o mais importante. Hoje sabemos que a defasagem para Batatais, em relação ao efetivo fixado para a Polícia Militar, é de mais de 17% e que teremos uma base comunitária móvel. Vamos seguir o trabalho acompanhando, ajudando e, principalmente, pensando na segurança da nossa população”, frisou o parlamentar.