Após ter descartado o primeiro caso suspeito de coronavírus há duas semanas, Batatais tem outros cinco pacientes sob investigação para a doença. A afirmação foi prestada na segunda-feira, 16 de março, pela Secretária Municipal de Saúde, Luciana Nazar Arantes, em entrevista coletiva na Prefeitura. Os casos suspeitos são de pessoas que viajaram para o exterior e retornaram a Batatais apresentando sintomas da doença. “Todos já colheram exames e estão em isolamento domiciliar. Os pacientes apresentaram sintomas de resfriado e estão bem e seus familiares também estão recebendo acompanhamento”, informou a Secretária, sem detalhar de que países vieram e de quais os bairros são os pacientes.
Luciana Nazar esclareceu que os exames coletados são encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz, ficando o município no aguardo dos resultados, mas acompanhando e orientando os pacientes para que fiquem isolados.
Secretaria de Saúde pede para que a população não procure as unidades
Com objetivo de evitar aglomerações, principalmente nas unidades de saúde, onde já estão pessoas acometidas por problemas, a Secretária de Saúde, Luciana Nazar Arantes, ressaltou que a recomendação nesse momento é para que os pacientes liguem nas unidades para serem orientados e, somente se houver necessidade é que deverão se dirigir ao atendimento. “Não devem comparecer a UBS aqueles pacientes com sintomas comuns de gripes e resfriados, estes deverão portanto entrar em contato por telefone onde será orientado por enfermeiro ou médico sobre a necessidade de comparecer pessoalmente a unidade. Nesse momento devemos ao máximo evitar aglomerações de grandes fluxos na UPA e UBSs”, destacou.
Os telefones das unidades ao os seguintes:
Altino Arantes 3662-1422
Auxiliadora 3761-8121
Alvorada 3761-8038
Centro de Saúde 37612177
Centro de Saúde Escolas 3660-1770
São Carlos 3662-7745
Vila Cruzeiro 37610965
Vila Lídia 3761-5993
Vila Lopes 3662-3097.
Ampliando a informação sobre o tema, conversamos com a Secretária Luciana Nazar Arantes para primeiro saber sobre as pessoas que estão suspeitas de ter contraído a doença em Batatais. Bem Luciana quantos são e onde estão?
Luciana Nazar: Até o momento temos 5 pacientes suspeitos, nenhum confirmado e nenhum óbito. Todos os suspeitos estão em isolamento social aguardando o resultado do exame e sendo monitorados diariamente pela Equipe da Saúde.
JC – Diante do aumento do número de casas no Estado de São Paulo, quais as recomendações da Secretaria de Saúde para os batataenses?
Luciana Nazar: No Brasil na data de 19/03/2020 temos 428 casos, destes 240 são casos de São Paulo. Em 5 dias triplicou o número de casos na capital. Todas as medidas de isolamento social, como fechamento de escolas, cancelamento de eventos culturais e proibição de aglomerações está intimamente ligado à diminuição da transmissão do vírus, bem como as medidas de higiene. Nossa recomendação expressa é que as medidas de higiene sejam amplamente divulgadas e as medidas de isolamento social sejam levadas a sério pela população e que as pessoas não frequentem bares, restaurantes, shoppings, aulas de ginástica ou línguas em grupo. Que os idosos não frequentem supermercados, farmácias qualquer ambiente que tenha aglomerado de pessoas.
JC – Hoje qual a estrutura que o município dispõe para cuidar de pacientes que apresentarem os sintomas mais graves da doença, como a insuficiência respiratória?
Luciana Nazar: O município está preparado para atender os casos com leitos clínicos e de cuidado intensivo bem como com equipe de médicos altamente capacitada e que não está medindo esforços para estar apta a atender todos os casos necessários.
JC – O Governo divulgou que no caso de municípios onde a transmissão já é comunitária não irão realizar o exame para confirmação da doença. Para Batatais e região todos os suspeitos seguirão fazendo os testes?
Luciana Nazar: Iremos seguir as recomendações do Ministério da Saúde realizando testes de pacientes que se enquadram no protocolo estabelecido.
JC – Como manter a população calma e em que momento o paciente deve procurar as unidades de saúde, para evitar aglomerações e demora no atendimento de casos suspeitos?
Luciana Nazar: A população está orientada a obter informação através dos telefones das Unidades que serão atendidos por médicos e enfermeiros para esclarecer qualquer dúvida dos pacientes e orientar a necessidade de atendimento médico e onde devem se dirigir, evitando assim aglomerações e facilitando o acesso do paciente aos profissionais de saúde o que com certeza diminui a sensação de pânico.
JC – Em sua opinião, trata-se de um dos maiores problemas que a saúde já enfrentou, por se tratar de uma pandemia mundial?
Luciana Nazar: Sim, nunca vivemos uma situação de saúde com essas dimensões de alcance, inclusive comprometendo a economia mundial.
JC – Foi criado o comitê de enfrentamento na cidade, como está sendo desenvolvido esse trabalho?
Luciana Nazar: Sim, foi criado um Comitê de enfrentamento da crise liderado pelo Prefeito Municipal e assessorado pela Secretaria de Saúde e que possui participação de todos segmentos diretamente ligados a Administração Pública e Privada. Estamos nos reunindo e tomando todas as medidas necessárias.
JC – Quais são as suas considerações finais?
Luciana Nazar: Este é um momento que precisamos unir toda sociedade em busca de um bem maior que é a saúde de nossa população, que precisa estar atenta para não disseminar notícias falsas que causam pânico e medo, mas sim de respeitar as recomendações dos órgãos de Saúde e do Governo que está empenhado com todas suas forças para que essa pandemia não cause dores e marcas na nossa população. É MOMENTO DE ISOLAMENTO, DISCERNIMENTO E ORAÇÕES