Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
O Município de Batatais, que já foi premiado, com a honrosa 20ª posição no estado em 2012, despencou na avaliação nos últimos anos, estando nesse primeiro semestre de 2019, na 315ª posição. Os pontos são atingidos conforme as diretivas do Programa são respondidas. Os municípios avaliados devem ter sistema de esgoto tratado, uma boa gestão dos resíduos sólidos, estratégias de manutenção da biodiversidade, ações de arborização urbana, além de implementar educação ambiental e ser uma cidade sustentável. Outras questões avaliadas são a gestão da água, qualidade do ar e a estrutura do poder público que atua na pasta. Além de melhorar o meio ambiente pelas ações, quando o município é qualificado e, posteriormente, certificado pelo Programa, a cidade recebe prêmios do Estado, de acordo com sua posição no ranking.
Infelizmente, além de zerar em critérios como arborização, conselho ambiental, estrutura, educação ambiental e município sustentável, Batatais teve nota baixa em questões como uso do solo, qualidade do ar e gestão das águas. A nota final foi de, apenas, 9,93. Ressaltando que o Município já somou 93,18 pontos em 2013.
Na nossa região, nessa primeira avaliação do ano, as melhores colocadas foram: Sertãozinho, em 15º, com 81,76 pontos e Ribeirão Preto, em 21º, com 76,82 pontos.