Depois de duas semanas em confinamento (lockdown), o maior já realizado no Estado de São Paulo, Batatais teve flexibilizações de atividades econômicas, com o comércio atendendo por delivery, mas a proibição de venda de bebidas alcoólicas se manteve.
As medidas buscam conscientizar a população para que não ocorra um novo colapso no sistema de saúde como o vivido em maio com o rápido avanço de casos, internações e mortes provocadas pela Covid-19.
No Decreto Municipal, o Prefeito Juninho Gaspar deixou suspenso o transporte coletivo e as aulas presenciais, que seguirão apenas de forma remota nas redes pública e privada de ensino.
Os supermercados voltaram a abrir as portas, mas com limitação de 25% da capacidade, sendo permitida a entrada de um membro da mesma família, com proibição de menores de 12 anos.
As multas foram aumentadas para quem descumprir o que está estabelecido. São R$ 3 mil para quer for pego comprando, comercializando ou ingerindo bebidas alcoólicas e R$ 10 mil para quem realizar eventos que ocasionem aglomeração de pessoas, podendo dobrar a cada reincidência, isso sem contar as sanções previstas nos artigos 268 e 330 do Código Penal.
ACE divulgou comunicado a classe empresarial
A Associação Comercial e Empresarial de Batatais publicou na segunda-feira, 31 de maio, uma nota pública se dirigindo a seus associados e aos empresários em geral para informar que desde o início do ‘lockdown’ em Batatais, tem mantido constante diálogo com as autoridades municipais, em defesa dos interesses da classe empresarial. “Esta missão impõe sacrifícios e dificuldades tanto para a administração municipal quanto para os dirigentes da ACE, e principalmente para diversas atividades econômicas de nossa cidade. Mesmo com todos os esforços das autoridades locais, os dados estatísticos e as medidas tomadas pelos municípios da região apontavam para a continuidade do ‘lockdown’ por mais uma semana. Nossa luta em defesa da manutenção da economia e dos empregos, através de um diálogo franco e responsável com a administração municipal permitiu que algumas atividades econômicas pudessem voltar a funcionar a partir desta segunda-feira, 31 de maio. O retorno às atividades econômicas será gradativo e proporcional, observados os dados estatísticos do avanço da pandemia em nossa cidade. Apelamos aos empresários para que sigam rigorosamente as recomendações das autoridades, orientando seus colaboradores e clientes, sobre as cautelas necessárias. A união dos esforços e o comprometimento de cada um dos moradores de nossa cidade, será fundamental para no combate a esta pandemia que assola o mundo, a economia e a todos os cidadãos”, destaca a instituição.